Irá o HTML5 “matar” o Flash?

Todos nós conhecemos o HTML (HyperText Markup Language), linguagem base da web e que está disponível em todas as páginas da Internet. No entanto, o HTML (actualmente na versão HTML 4.01) é uma linguagem que pouco evoluiu, sendo necessário em muitas circunstâncias recorrer a outras linguagens de programação (PHP, ASP, XHTML, FLASH, JavaFX, Silverlight, etc) para dinamizar o trabalho que estamos a desenvolver. Será o HTML5 a fórmula para evoluir para a Web 2.0 ? Vamos experimentar o SketchPad desenvolvido em HTML5.

Segundo alguns sites de referência da matéria, a missão do HTML 5 é padronizar a semântica na WEB, facilitando a integração do código entre browsers diferentes. Ou seja, é necessário um standard para todas as linguagens Web.

No entanto, segundo a W3C, existem ainda especificações para o HTML5 que ainda podem sofrer revisões. A versão 5 do HTML tende a suprimir algumas necessidades e também actualizar pontos antigos do HTML 4, como por exemplo, o desenvolvimento de formulários.

Um site desenvolvido com base em HTML5 terá um código mais limpo e leve e as tags delimitarão áreas mais facilmente. Consideramos o seguinte exemplo, ver aqui, à primeira vista parece Flash ou Silverlight, mas apenas é HTML puro.

Será o HTML5 em conjunto com o CSS irão “matar” o flash?

Enquanto ainda não existe suporte em todos os browser para HTML5 deixamos aqui uma aplicação interessante designada de SketchPad para verificarem o poder do HTML5.

O SketchPad é uma ferramenta de desenho online bastante interessante e que foi desenvolvida em HTML5. O desempenho em Firefox é qualquer coisa de extraordinário. Experimentem.

Homepage: SketchPad

Irá o HTML5 “matar” o Flash? | Peopleware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s