Não tenho nada a esconder no meu PC… é o que dizem!

Por várias vezes lemos em diferentes espaços online, por alturas de ataques informáticos ou o escândalo da NSA, diversos foristas ou leitores a escrever esta frase «Não tenho nada a esconder no meu PC» tentando transmitir a ideia de que a sua máquina comprometida, não os compromete como donos e utilizadores em nada. Usando um pequeno paradoxo, esta despreocupação é de facto preocupante, pois demonstra um desconhecimento sobre até onde e como pode ser usada uma máquina, sem nossa autorização explícita, por terceiros.

Mas não se enganem, cada um de vós, sim, estamos a falar para cada um de vós desse lado, vocês são valiosíssimos para o mercado negro… querem saber como?

Decidimos fazer um breve resumo do valor que a vossa máquina pode ter no mercado negro, antes de o demonstrar lembrem-se sempre: pode estar a ser usada por terceiros, mas vocês é que são responsáveis legalmente pelo vosso sistema e podem ser acusados de crimes cometidos por terceiros.

Será que a sua máquina não é uma das que está no mapa em baixo a servir malware para o mundo a partir de Portugal?

O valor de uma máquina “hackeada”

  • Web-server – a vossa máquina pode ser usada para criar sites de phishing, difusão de malware, servidor de warez/pirataria, servidor de difusão de pornografia infantil ou alojamento de spam.
  • Ataques de email – a vossa máquina pode ser usava para difundir spam, esquemas/burlas por email, aceder ao email da empresa, coletar contas de email e contatos que futuramente serão usados para novos ataques ou para serem vendidos.
  • Bens virtuais – as vossas licenças ou chaves de software/jogos podem ser roubadas para futuras vendas ou difusão online, roubo de contas online (exemplo: steam accounts), roubo de bens ou dinheiro virtual relacionado com jogos online, roubo de personagens de jogos online, entre outros.
  • Roubo de identidade – roubo das contas de facebook, twitter, linkedin, Google+ e outras redes sociais, fazendo-se passar pela pessoa e difundir qualquer tipo de mensagem (ódio, racismo, política, religião etc) que possa colocar em causa o dono da conta.
  • Bot – a vossa máquina pode ser usada numa rede de bots que poderá desde difundir spam, realizar ataques DDoS, fraude por clicks, proxy de anonimização ou para resolver os captcha.

  • Roubo de credenciais – usar as vossas contas de ebay e paypal para realizar compras ou mesmo falsas licitações, entrar em jogos online, ftp, ligar-se a contas de Skype ou VoiP ou mesmo roubar certificados de encriptação que usem, por exemplo, para acederem à VPN da vossa empresa.
  • Roubo de credenciais financeiras – roubo de dados bancários pessoais, roubo de dados do cartão de crédito, roubo de contas financeiras (fundos, ações, ETF etc)e, eventualmente, roubo de dinheiro.
  • Sequestro – sendo este ataque cada vez mais crescente, há cada vez mais utilizadores e empresas que já foram alvo de ransomware, como não possuem uma política de segurança ou de backups acabam por ficar com todos os dados encriptados tendo apenas a opção de os perder ou pagar por eles.
  • Espionagem industrial/comercial – os vossos trabalhos académicos e empresariais podem ser roubados, vendidos e publicados sobre outro nome. Assim como podem ser patenteados (nos casos aplicáveis) ou usados de outras formas. Roubo de patentes é uma possibilidade.

Ainda continuam achar que não há nada a esconder dos olhares nem são necessárias medidas de segurança?

Não tenha dúvidas, o mercado negro que envolve a (in)segurança é o que mais milhões faz, estima-se que possa rondar os 445 mil milhões de dólares esta fantástica industria do crime e todos nós podemos correr o risco de ser um elo que faz gerar receita para os bolsos dos criminosos. Cuidado quando afirmar “Não tenho nada a esconder no meu PC”… pois não é bem assim!

Fonte: Não tenho nada a esconder no meu PC… é o que dizem! – Pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s