Sabia que o Windows 10 “espia” tudo o que fazemos?

A adopção do novo Windows 10 está a ser um autêntico sucesso. A Microsoft revelou ontem que o número total de instalações do SO chegou às 67 milhões tendo sido atingido picos de largura de banda na ordem dos 15 Tbps.

Mas um dos assuntos que ainda pouco foi abordado é a questão da Privacidade. Sabia que esta nova versão “espia” tudo aquilo que faz através do sistema?

win10_s00

Lembram-se quando falamos que o Windows 10 tinha um keylogger? Na verdade a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que, na prática, lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas.

Sem que o utilizador desse alguma autorização para tal, o Windows 10 traz activas por omissão um conjunto de políticas que podem ser consultadas na Declaração de Privacidade. Na prática o documento criado pela Microsoft informa que a empresa poderá recolher informações dos utilizadores (nome, e-mail, preferências, pesquisas feitas, chamadas telefónicas, configurações, etc), incluindo informação que é passada por voz para o sistema.

Por exemplo “Dados pessoais que recolhemos

A Microsoft recolhe dados para atuar de forma eficaz e lhe proporcionar as melhores experiências com os nossos serviços. Alguns destes dados são diretamente fornecidos, como por exemplo quando cria uma conta Microsoft, envia uma consulta de pesquisa para o Bing, pronuncia um comando de voz à Cortana, carrega um documento para o OneDrive ou nos contacta para obter suporte. Obtemos alguns desses dados ao registar a sua forma de interação com os nossos serviços, como por exemplo, na utilização de tecnologias como cookies e ao receber relatórios de erros ou dados de utilização de software que estejam a ser executados no seu dispositivo. Também obtemos dados através de terceiros (incluindo outras empresas).

Como desactivar tais políticas?

Caso não pretenda que as políticas de privacidade definidas pela Microsoft estejam activas, basta que vá aoMenu Iniciar e depois escolha Definições.

win10_s01

Depois escolha a opção Privacidade

win10_s04

E, por fim, deve desligar todas as opções ligadas à privacidade que não deseja. Por exemplo, como podem ver pela imagem seguinte, o Windows 10 envia informações à Microsoft sobre como escrevemos para nos ajudar a melhorar a escrita no futuro?!?!?!

win10_s03

Descartando más interpretações, a Microsoft deixa bem explícito que toda a informação será sempre usada com o objectivo de implementar melhorias no sistema. Como sempre, os utilizadores esperam que tais informações não acabem por “cair em mãos” de terceiros… e quem não quiser ser “espiado” basta que desligue tais políticas.

Fonte: Sabia que o Windows 10 “espia” tudo o que fazemos? – Pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s