Assistência Remota: 5 Ferramentas para o ajudar

Uma grande parte dos utilizadores dos meios informáticos não domina alguns problemas e funcionalidades que os sistemas operativos apresentam. Também têm algumas dificuldades em resolver determinadas situações que ocorrem na utilização dos computadores, o que é perfeitamente normal. Pedir ajuda a alguém é uma forma de ultrapassar esses problemas e pode ser um amigo, um colega ou mesmo um técnico especializado… e estes nem precisam de se deslocar junto do computador.

Uma forma simples de nos poderem ajudar ou de podermos ajudar alguém, além de outras funcionalidades, é usar software de Assistência Remota. Se não conhece, hoje vamos deixar 5 óptimas sugestões.

Cada vez mais as empresas de suporte técnico ou as pessoas que têm conhecimentos de software de assistência remota, em vez de se deslocar às instalações do computador com problemas ou o requisitar para ser inspeccionado num determinado centro de assistência, usam ferramentas que permitem o acesso à máquina de forma remota e resolvem ao longe, sem gastar tempo e dinheiro nas deslocações.

Que aplicações de Assistência Remota podemos usar?

Há várias, muitas mesmo, umas pagas outras gratuitas, umas mais completas e complexas e outras mais simples e populares. As 5 de hoje são as que oferecem um pouco de tudo nas quantidades certas.

 

1 – TeamViewer

Esta será a mais popular, não só pela sua oferta muito abrangente mas também por ter uma modalidade gratuita para uso não comercial.

Com o TeamViewer o utilizador consegue ter acesso total a qualquer dispositivo ligado e, através desta ligação, poderá dar assistência, nomeadamente, configurar um PC, resolver problemas pontuais, pode mesmo usar esta ferramenta para dar formação e até usar o modo reunião para fazer uma videoconferência com várias pessoas em simultâneo. A aplicação permite partilhar ficheiros, conversar pelo chat de texto, pode usar voz/ vídeo e tem um relatório onde todas as movimentações feitas ficam gravadas.

Esta última versão traz muitas novidades. Uma interface mais fresca mais simples, traz uma barra de ferramentas mais completa e intimista, simples das pessoas darem com a ferramenta certa. Optimizaram a versão para consumir menos dados e ser mais fluída. Deram suporte às mais recentes versões dos sistemas operativos. Mas há mais, até há muitas boas novidades nas versões mobile, onde também as pode instalar e dar assistência remota.

Homepage: TeamViewer

 

 

2 – LogMeIn

Esta será, provavelmente, a solução mais usada ao nível profissional. Conta com mais de 3 mil milhões de utilizadores e tem muitos anos e experiência. Com este sistema, o utilizador poderá aceder remotamente a computadores que tenham o software da LogMeIn instalado e ter controlo sobre todos os recursos presentes nessa máquina.

Com facilidade terá acesso a computadores e ficheiros de qualquer pessoa para obter colaboração instantânea. O LogMeIn recorre ao serviço LastPass para armazenar todas as contas num serviço seguro de palavras-passe.

Então o que é o LogMeIn?

Resumidamente, o LogMeIn é um sistema que permite a um utilizador controlar de forma remota o seu computador (ou o de terceiros), com Windows ou Mac, desde que este esteja ligado à Internet por Wi-Fi ou 3G/4G.

A simplicidade do sistema vai ao ponto de ser possível realizar um acesso remoto recorrendo a qualquer navegador, desktop ou dispositivo móvel com Android e iOS. Basta, para isso, ter a sua versão para PC instalada de forma a que o LogMeIn consiga mostrar os conteúdos, executar aplicações e controlar o que for necessário remotamente.

Com uma interface simples e directa, o utilizador pode controlar a máquina como se estivesse sentado em frente a ela e ter acesso indiscriminado ao seu conteúdo, mesmo podendo exercer capacidades de edição.

Homepage: LogMeIn

 

 

3 – AnyDesk

Com a aplicação do AnyDesk terá o seu PC com todos os dados e programas consigo – sempre e em todo o lado. Todos os ficheiros importantes foram copiados? Será possível utilizar o software do seu PC de escritório também em viagem no seu portátil? O que acontece quando alguém furta o seu portátil com dados sensíveis? Mas será que quer mesmo confiar os seus mais importantes segredos de negócio aos serviços da nuvem? Este serviço afirma que o utilizador deixará de se preocupar com tudo isso.

Sem limite velocidade

O AnyDesk implementa o DeskRT um codec de vídeo inovador, que foi especialmente desenvolvido para a transmissão de conteúdos de imagem. Deste modo, o AnyDesk refere apresentar-se à frente de todas as soluções de desktop remoto e screensharing disponíveis no mercado no que se refere à velocidade e qualidade de imagem.

Os servidores que suportam esta solução apostam na Erlang, uma tecnologia, que foi criada especialmente para redes telefónicas de grandes dimensões e seguras contra falhas, o que torna o AnyDesk muito fiável. Assim, a nossa solução está sempre disponível para quando dela precisar.

Sem dores de cabeça

Acreditamos que o bom software deve aumentar a sua produtividade. O AnyDesk executa o seu trabalho em pano de fundo, sem o atrapalhar. Trabalhar com CAD, editar vídeos ou trabalhar descontraidamente com software Office durante várias horas, não constitui problema com o AnyDesk.

Apesar desta versatilidade, o AnyDesk é surpreendentemente fácil de utilizar: todas as funções podem ser acedidas com alguns cliques numa interface de utilização de fácil compreensão. Experimentem.

Homepage: AnyDesk

 

4 – showMyPC

Um ilustre desconhecido da maioria das pessoas, mas que traz boas referências de quem o utiliza. O ShowMyPC oferece serviço de suporte e reuniões à distância a todos os utilizadores. O serviço inclui acesso premium ao computador remoto, partilha do Desktop, partilha do ecrã, entre outras funcionalidades genéricas. Mas há aqui um ponto que sobressai: esta é uma ferramenta grátis e acrescenta ainda outros recursos pagos mas a baixo custo, recorrendo a tecnologias abertas.

A empresa refere que com o acesso ao PC de forma remota, o ShowMyPC revolucionou a forma como se operam os negócios removendo todas as barreiras geográficas, permitindo empresas colaborarem com os seus colegas, clientes e parceiros em tempo real, tudo isso apenas utilizando um PC e a ligação à Internet. Esta aplicação torna possível aos utilizadores alcançarem os seus computadores em casas ou no trabalho, basicamente não há barreiras e podem chegar a qualquer lugar para receber ou fornecer suporte à distância, agendar reuniões, suporte informático e conferências online.

Mais produtivas e rentáveis

ShowMyPC oferece um conjunto de recursos às empresas, tornando-as mais eficientes. Ao permitir o acesso a computadores remotos, ShowMyPC transforma a maneira como as empresas operam. Agora, um funcionário pode colaborar com os colegas de trabalho à distância, via conferência na web. Uma reunião online pode ser agendada sem que fisicamente tenha que se deslocar para o sítio. Apresentações e demonstrações de vendas podem ser feitas usando radiodifusão e webinars. Se um cliente tem um problema, as soluções podem ser oferecidas via mecanismo de suporte tecnológico, ganhando acesso remoto ao PC.

O melhor de tudo é que não há necessidade de treino ou formação especial para instalar ou utilizar o ShowMyPC no seu sistema. A aplicação e o sistema envolvente é confiável e seguro. Esta é mais uma solução para ter em conta. O contra nesta ferramenta é que tudo se paga, mas para profissionais pode ser uma vantagem ter uma ferramenta de excelente performance.

Homepage: showMyPC

5 – TightVNC

TightVNC é uma ferramenta gratuita de controlo remoto. Com o TightVNC, o utilizador pode ver o que se passa num desktop remoto e controlar todas as opções disponíveis, isso inclui controlar o teclado, rato e outros periféricos.

O TightVNC é de utilização livre quer para o uso doméstico quer para o uso profissional e tem todas as funcionalidades totalmente disponíveis. É uma ferramenta útil para administrar um parque informático, para dar suporte técnico, para a educação e muitos outros cenários académicos.

A riqueza de ser open source e multiplataforma

Sem dúvida que esta ferramenta ganha a muitos competidores no mercado da assistência remota pelos atributos que presenteia o utilizador. É open source e multiplataforma, quer isto dizer que não paga nada e pode usar quer no seu Windows, masOS ou Linix. E mais! Ainda inclui um cliente Java. É compatível com o standard VNC software e está em conformidade com as especificações do protocolo RFB.

Com o TightVNC, o utilizador pode:

  • Cortar nas despesas de deslocação e no tempo para dar assistência ou receber ajuda;
  • Ajudar os amigos e familiares a resolver os problemas nos computadores remotamente;
  • Controlar os seus computadores quando está longe deles e gerir tudo com a maior segurança;
  • Ter uma ferramenta de assistência remota na sua empresa sem gastar um euro.

É verdade que a interface não é tão rica como as soluções que deixámos anteriormente, mas o preço e a robustez valem por isso tudo. Fica a dica.

Homepage: TightVNC

Fonte: Assistência Remota: 5 Ferramentas para o ajudar – Pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s