Dica: Saiba como ativar automaticamente o dark mode no Windows 10

Os programadores têm dado uma especial atenção aos utilizadores e à forma como estes usam as suas aplicações. Em especial, nos sistemas operativos, procuram proteger a vista destes utilizadores e a utilização em situações de menos luz.

A Microsoft também já trouxe esta novidade para o Windows 10, com o Dark Mode. Infelizmente não tem uma forma automática de ser usada, mas há uma forma simples de ativada.

A ideia base dos sistemas de proteção da vista dos utilizadores é alterar as cores dos sistemas operativos para que cansem menos os olhos. São alterações simples e que funcionam de forma muito positiva.

Na maioria dos sistemas operativos estas mudanças têm de ser feitas manualmente, não havendo uma forma automática de ser ativada e desativada. Mas, e tudo graças aos programadores, podem ser usadas aplicações que tratam desta questão.

O dark mode é a forma que as principais casas de software encontraram para criar ambientes de utilização que cansam menos os utilizadores e que, em situações de menos luminosidade, são mais protetores para os olhos.

Há já algum tempo que a Microsoft tem vindo a preparar este modo e com a Atualização de Aniversário ele finalmente chegou, ainda que de forma algo tímida. Os trabalhos continuam e este está cada vez melhor.

Como ativar o dark mode no Windows 10

Em primeiro lugar devem aceder às Definições do Windows 10. Aí dentro devem procurar pela opção Personalização.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Uma vez na zona da Personalização, devem procurar e escolher a opção Cores. Aí, no final, devem encontrar a zona onde podem escolher o modo que querem usar.

Caso escolham a opção Escuro, será aplicado o dark mode a toda a interface do Windows 10, ficando de imediato mais escuro e mais adaptado a situações de menor luminosidade.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Para reverterem esta alteração, só precisam de repetir os passos indicados antes e alterar a opção de Escuro para Claro.

Como usar o dark modo no Windows 10

Assim que realizarem a alteração apresentada, o modo escuro fica de imediato ativo e toda a interface do Windows 10 ficará negra. É natural que nem todas as aplicações estejam preparadas para este modo, mas as principais do Windows 10 podem ser usadas com interfaces mais escuras nativamente.

Windows 10 Dark Mode Microsoft

Caso estejam já a testar a Redstone 5, que está disponível para o programa Insiders, vão ter já acesso a uma primeira versão do Explorador de ficheiros com o dark mode. Ainda é muito inicial, mas mostra bem o caminho que vai ser seguido.

Este modo, como podem ver, é o ideal para situações em que têm pouca luz e que querem poupar os vossos olhos. Toda a interface do Windows 10 vai ser alterada e as apps adaptadas para o melhor conforto visual do utilizador.

No Windows 10, os utilizadores podem recorrer ao Windows 10 Auto-Night-Mode para ativarem automaticamente o dark mode, bastando usar a sua interface simples, direta e muito completa.

Esta aplicação fica ativa no Windows 10, alterando diretamente o Gestor de Tarefas para que sejam criados os automatismos necessários para ativar e desativar o Dark Mode.

Windows 10 dark mode automaticamente ativar dica

Existe ainda a possibilidade de ser ativado um destes modos diretamente na interface do Windows 10 Auto-Night-Mode, mudando entre o dark mode e o light mode.

Após a instalação da aplicação será também apresentada uma interface de configuração. Pode acontecer que exista uma mensagem de segurança do Smartscreen após o download.

O criador do Windows 10 Auto-Night-Mode promete para breve algumas alterações na interface e a muito esperada possibilidade de ativar e desativar o dark mode ao pôr e nascer do sol.

Esta não é a forma perfeita, uma vez que não depende de um automatismo do próprio Windows 10, mas ajuda muito porque ativa automaticamente esta proteção à hora definida pelo utilizador.

Windows 10 Auto-Night-Mode

SO: Windows 10
Licença: Grátis
Tamanho: 585 KB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s