Facebook: o seu número de telemóvel pode estar exposto na rede social

A rede social de Mark Zuckerberg continua a dar que falar, nem sempre pelas melhores razões. Agora, foi descoberta uma nova falha de segurança que pode expor o número de telemóvel para todo e qualquer utilizador do Facebook. Sim, o seu número, se nada fizer, pode ser utilizado sem o seu conhecimento.

Em seguida ficará a conhecer esta falha de segurança e, mais importante ainda, como a resolver!

Esta eventual falha de segurança é, curiosamente, uma consequência da autenticação de dois fatores nesta rede social, o 2FA. Por sua vez, esta é uma funcionalidade de segurança que ajuda a proteger a sua conta no Facebook contra acessos indevidos. Um passo além da introdução da palavra passe e email correto.

Utiliza a rede social Facebook?

Primeiramente, se tiver a autenticação de dois fatores ativa e configurada, ocorrerá o seguinte. Ao introduzir o email e palavra-passe correta, ser-lhe-á pedido um código de verificação. Este, por sua vez, será enviado para o seu dispositivo móvel após ter inserido o seu número de telemóvel. Assim sendo, mesmo que descubram o seu email e password, continua a existir uma última linha de defesa.

É uma medida meritória, contudo, a sua implementação deu aso a uma nova falha de segurança. Aqui de acordo com a publicação 9to5mac, por predefinição o seu número de telemóvel ficará algo exposto na rede social. Uma falha descoberta em primeiro lugar por Jeremy Burge, responsável pela Emojipedia.

Jeremy Burge

@jeremyburge

For years Facebook claimed the adding a phone number for 2FA was only for security. Now it can be searched and there’s no way to disable that.

Ver imagem no Twitter
10,1 mil pessoas estão falando sobre isso

Assim, se, por exemplo tiver dado o seu contato a alguém, mas não o perfil de Facebook, através do seu número será possível encontrar a sua conta. Aliás, ainda que seja possível mitigar esta situação, não é possível resolver completamente a situação como em seguida explicaremos.

A autenticação de dois fatores e o seu número de telemóvel

Burge aponta ainda que o Facebook está ciente desta falha de privacidade. A rede social refere que “o seu número de telemóvel será utilizado para ajudar a manter o Facebook mais seguro“. Em seguida, a empresa indica uma ligação (link) com mais esclarecimentos. Esta mesma fonte aponta ainda que esta adenda foi feita em setembro passado, à luz dos recentes escândalos de privacidade.

Assim sendo, para ter um maior controlo sobre quem pode encontrar o seu perfil com recurso ao seu número de telemóvel deverá fazer o seguinte. Em primeiro lugar aceda ao menu da privacidade, dentro do seu perfil de Facebook, tal como é indicado na seguinte imagem.

Em seguida, ao clicar em “Privacidade”, encontrará a secção “Quem pode encontrar-te através do número de telemóvel que registaste?”. Aí, deverá alterar a predefinição – Todos, para algo mais do seu agrado. A nossa recomendação passa pela seleção de “Amigos”, ou “Amigos de amigos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s