Algo que é ponto assente e que não será alterado é mesmo os requisitos para atualização do Windows 11. A Microsoft definiu de forma muito clara o hardware suportado e em especial alguns pontos como a presença do TPM 2.0 e do Secure Boot, bem como algumas famílias de processadores.
Quem tentar executar o assistente de atualização neste cenário não suportado, acaba por encontrar limitações. Ainda assim, e porque muitos o querem, a Microsoft acabou por revelar como podem contornar esta limitação do Windows 11.
Para dar esse passo, e antes de usar o Assistente de Instalação do Windows 11, devem alterar uma única chave de registo no Windows 10. Abram então o Editor de registo e naveguem para o caminho apresentado abaixo.
- HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup
Aqui dentro, devem criar ou alterar, caso exista uma única chave. Esta tem o nome AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU e o seu valor deverá ser 1. Caso esta não esteja presente, a chave a criar é do tipo REG_DWORD.
Ao mesmo tempo que a Microsoft apresentou esta solução, apresentou também informação adicional e que serve de alerta. A gigante do software é contra este processo, ainda que o permita e, como visto, o documento para ajudar os utilizadores.
Recordamos que ao fazer esta instalação poderá ficar limitado no que toca a atualizações no futuro. A Microsoft parece muito empenhada em fazer cumprir as suas regras para o Windows 11, algo que se tem visto na forma como este processo de atualização tem sido gerido.