Converta uma imagem de texto em texto “editável”

 

O mundo digital, a cada dia que passa, ocupa mais espaço nas nossas vidas. Exemplo disso é a forma de lidarmos com os documentos que nos servem em muitos serviços e até na nossa profissão. A forma tradicional de lidarmos com esses documentos está paulatinamente a perder terreno. Um texto numa folha de papel é hoje um entrave para muita gente, tendo em conta que enviar um fax – que em tempos atalhava os processos burocráticos – está em desuso e pode dificultar mesmo os serviços administrativos. É a era digital que nos obriga a usar a web e o mail como principais meios de comunicação.

Mas então o que fazemos às resmas de papel que ainda circulam na nossa mesa de trabalho?

 

A ideia é digitalizar… ou melhor, “fotografar” e converter o texto do papel em texto “editável”. Podemos para isso usar um OCR.

OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres

A técnica de reconhecimento de caracteres facilita o transporte do texto e das imagens do papel para o editor de texto. Existem várias aplicações que podemos usar, falei aqui numa aplicação extraordinária, para este serviço, o Abbyy FineReader. Mas é pago e bem pago… no entanto vale cada euro gasto.

Claro que nem todos precisam de uma ferramentas destas todos os dias. Existem aplicações gratuitas e existem serviços onde podemos fazer esta conversão.

Hoje deixo-vos três interessantes serviços online que podem usar para a conversão.

Free OCR

 

Este serviço é bastante rápido e eficaz. É um serviço gratuito online de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Com ele pode extrair o texto a partir de qualquer imagem que forneça. Sem registos necessários nem colocação de qualquer email, basta enviar os seus ficheiros em formato imagem. Free-OCR retirar o texto de um JPG, GIF, BMP TIFF ou PDF (somente da primeira página).

A única restrição é que as imagens não devem ser maiores do que 2MB, não superiores a 5000 pixels e há um limite de 10 uploads de imagens por hora.

Free-OCR pode manipular imagens com texto multi-coluna e também suporta vários idiomas: búlgaro, catalão, checo, dinamarquês, holandês, Inglês, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, indonésio, italiano, letão, lituano, norueguês, polaco , português, romeno, russo, sérvio, eslovaco, esloveno, espanhol, sueco, filipino, turco, ucraniano e vietnamita.

OCR Terminal

OCR Terminal é um serviço online OCR que permite converter PDF para Word e imagens JPEG para documentos Word. Uma das suas características relevantes prende-se pela disciplina na formatação, este retém exatamente a formatação e layout dos ficheiros originais. Exporta para Word, PDF, TXT e RTF.

Neste caso já necessita de se registar e para usar o serviço gratuito tem uma limitação de 20 páginas por mês.

Google Docs OCR

 

Google Docs API permite executar o OCR (reconhecimento óptico de caracteres) numa imagem. Há uma demonstração ao vivo, que ilustra esta característica: o utilizador pode carregar uma imagem em alta resolução, nos formatos JPG, GIF ou PNG. Essa imagem deverá ter menos de 10 MB e o texto é extraído no Google Docs, convertendo a imagem num novo documento. A Google refere que “actualmente a operação pode levar até 40 segundos” e um pequeno teste revelou que o serviço ainda não é confiável: é lento e frequentemente apresenta erros. Mas, conhecendo a Gppgle como conhecemos, podemos muito em breve ler um excelente serviço completamente integrado com a suite de produção.

Por hoje fico-me por aqui. Estes serviços gratuitos online já aumentam de sobremaneira as opções para transformar uma folha de papel escrito em texto “editável”. Bom proveito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s