IE9 Platform Preview

Os rumores sobre o IE9 são cada vez mais audíveis e era de esperar uma amostra do que esta nova versão poderia trazer de novo à cerrada frente competitiva. A espera ainda não terminou, mas a Microsoft “abriu o livro” e disponibiliza algumas linhas mestras do caminho a seguir no desenvolvimento do que será o mais avançado browser de sempre.

Foi apresentada hoje na MIX, uma antevisão do futuro browser da Microsoft. É ainda e só uma versão de testes mas que mostra de forma clara todas as melhorias e novidades que estão para chegar. O Internet Explorer 9 Platform Preview é apenas uma versão de testes. Ainda só temos acesso ao motor de renderização. Nenhuma da interface futura ou passada está presente.

De qualquer forma temos já acesso ao que serão as capacidades do IE9. E pelo que pudemos ver as melhorias são grandes e muitas novidades estão presentes.

Performance

O IE 9 introduz um novo motor de scripting, conhecido como ‘Chakra’, que consegue ganhos significativos em termos de performance e melhor integração com todos os subsistemas. De facto, e de acordo com teste de benchamark SunSpider da Webkit.org, o IE9 Platform Preview consegue ser mais rápido que a versão 3.6 do Firefox.

Finalmente a abertura da Microsoft para introdução dos novos standards ajudou também a melhorar a performance global,permitindo aos programadores aceder de forma mais rápida ao DOM (Document Object Model), a utilização de CSS e a outras funcionalidades, o que vai significar que o AJAX e outras aplicações WEB vão correr de forma mais rápida.

Progressos na Interoperabilidade

A equipa do Internet Explorer tem-se focado em fornecer capacidades de interoperabilidade para quem desenvolve páginas e plataformas Web. Não é desejável ter de estar a altera-las vezes sem conta. Por esta razão têm preocupado em tornar os seus browsers o mais fieis aos standards Web.

HTML5

As novidades do HTML5 foram introduzidas inicialmente no IE8 com o suporte para DOM Store, cross-document messaging, navegação AJAX navigation entre outras.

Novidades HTML 5 no IE9

  • Suporte para parsing de XHTML
  • API de selecção de texto
  • Outras funcionalidades tais como as tags <audio> e <video>.
CSS3

O IE9 Platform Preview adiciona as seguintes funcionalidades CSS3:

  • Rounded corners através da propriedade border-radius
  • Suporte para as propriedades opacity e RGBA color model
  • Selectors API para permitir aos programadores a utilização de padrões de pesquisa para detecção de elementos e aplicar CSS especifico a esses elementos
  • No teste CSS3 Selectors, da CSS3.info, o IE9 Platform Preview obteve um resultado de 100% (578/578). Valor bem mais elevado que os 60% do IE8 (349/578)
Resultados Acid3

Os resultados dos testes Acid3 desta nova versão do IE eram muito baixos, tendo obtido 32 em 100. No entanto com a continuação dos trabalhos de desenvolvimento e através da incorporação de novos standards e de melhorias o IE 9 atinge já um resultado de 55 em 100.

Naturalmente que a Microsoft irá continuar a trabalhar no sentido de melhorar este resultado ao mesmo tempo que tratará de satisfazer as necessidades de todos os que desenvolvem aplicações para a Web.

Novas funcionalidades SVG

A Microsoft introduziu no IE9 o suporte para Scalable Vector Graphics (SVG). O SVG é uma uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais. O IE9 Platform Preview suporta já as seguintes funcionalidades SVG:

  • Estrutura do documento, incluindo metadata e funcionalidade de expansão
  • Formas básicas (rectângulos, círculos, elipses, linhas e poligonos)
  • Sistema de coordenadas, transformações e unidades
  • Caminhos, incluindo capacidades totais para o caminho do elemento e atributo ‘d’
Melhorias Document Object Model (DOM)
  • Novo suporte para DOM Level 2 Core namespaces, ranges e views
  • Suporte para eventos DOM Level 3 Events
  • Melhorado o suporte para DOM Level 2 Style e características HTML
Melhorias para programadores

O separador Network irá permitir aos programadores capturar, mostrar e gravar os pedidos web. Isto irá permitir a quem desenvolve páginas web ver e compreender de forma mais clara o que está a acontecer sem terem de instalar ferramentas complexas. Tal como o resto das ferramentas vem incorporado de origem no browser.

HTML5 GPU

A ideia base do HTML5 assenta na possibilidade de construirmos aplicações web ricas em grafismos com capacidades acrescidas. O GPU-powered HTML5 vem permitir que utilizemos as capacidades presentes nos GPU’s (Graphics Processing Units) para fazer o processamento gráfico que os browsers necessitam, libertando assim oCPU. No IE9 esta funcionalidade vai estar presente. Podemos assim fazer uso das placas mais modernas e muito mais capacitadas, libertando recursos nos nossos PC’s.

  • O GPU-powered HTML5 consegue desenhar e manipular de forma melhor imagens SVG ou BMP.
  • Assim teremos mapas com scroll mais suave, fontes com maior detalhe e gráficos 3D mais ricos sem termos de recorrer ao CPU.
  • O IE9 Platform Preview necessita de suporte Direct2D, uma funcionalidade introduzida com o Windows 7 e que pode ser conseguida com uma actualização nos sistemas operativos menos recentes.

Agora que já foram apresentadas todas as novidades que podem encontrar no Internet Explorer 9 Platform Preview só nos resta aconselhar-vos a descarregarem a ferramenta e a testarem-na. Encarem-na como uma montra do que será o IE9. Ainda não está completo, mas o que o fará um bom browser já está lá.

Download: IE 9 Platform Preview [14.26MB]
Homepage: IE9 Test Drive

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s