Firesay – Navegue na Internet usando a sua voz

 

Criado por Pedro Pinto em 24 de Agosto de 2010 | 5 comentários

Uma das tecnologias que mais promete revolucionar (já há alguns anos) o interface entre utilizador e aplicações, é o reconhecimento de voz. Muitas são as investigações e projectos nesta área, mas até ao momento esta tecnologia ainda não foi adoptada massivamente, continuando o tradicional rato e teclado a serem os “veículos” credíveis no que se refere à interacção entre utilizador e aplicações.

No entanto, existem alguns projectos/aplicações interessantes, que já permitem um nível de independência do rato e teclado para navegar na Internet. Uma dessas aplicações é o Firesay.

firesay_03

Para quem não conhece, o Firesay é uma extensão para firefox que permite aos utilizadores navegarem pela Internet, recorrendo à sua própria voz. Para colocar em funcionamento esta excelente extensão, basta apenas instalá-la e começar  a dar instruções, como por exemplo “Go to Facebook” ou “ Go to gmail”.

Principais funcionalidades

  • “Fale” as suas pesquisas em vez de as escrever
  • Indique quais os sites que pretende visitar em vez de escrever o URL no browser
  • Guarde as pesquisas realizadas

Como instalar?

Para instalar, basta obter aqui a extensão, carregando no botão “Aceitar e instalar”.

Depois de instalado, basta aceder ao ícone do firesay junto à barra de endereços, na qual devemos aceder à opção “Speech Recognition Control Panel

firesay_00 Em seguida, escolhemos a opção “Set up microphone“, e seguimos as instruções para verificar se está tudo OK com o nosso microfone.

firesay_01

Para concluir, e de forma a que o serviço seja mais preciso, convém que o utilizador passe 2 ou 3 minutos em frente ao PC a ler alguns textos, para que o sistema tenha uma melhor reconhecimento da sua voz. Para tal deve aceder à opção “Train your computer to better understand you

firesay_02

Para mais facilmente perceberem como tudo funciona, aconselhamos os utilizadores a verem o seguinte vídeo.

Considerações finais: O Firesay é ainda uma aplicação beta, pelo que podem existir alguns bugs. Instalei numa primeira máquina (com Windows 7 Home) e simplesmente não funcionou (tive de desinstalar a extensão, iniciando o firefox em modo de segurança). Em seguida testei numa máquina com Windows 7 Pro e funcionou às mil maravilhas. Pessoalmente fiquei impressionado com a precisão, no que se refere ao reconhecimento de voz.

Download: FireSay
Homepage: Firesay

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s