Windows numa pen USB

Windows numa PEN-USB!

Criado por Pedro Pinto em 2 de Maio de 2007 | 216 comentários

Ora bem meus caros, todos nós sabemos que no Linux o uso de Live CD’s (ou mesmo através de PEN’s USB) é actualmente uma coisa banal. No Windows até hà pouco tempo desconhecia que isso seria possível de fazer. Bem, mas trago-vos boas notícias, hoje não vou falar do Linux (prometo) mas vou ensinar-vos a criar um Live CD Windows…Não acreditam? É tão certo como eu fazer anos hoje :) , mas hoje quem vos dá o presente sou eu.

Uma das perguntar que ressaltará de imediato neste blog é: “Mas para que quero eu um LIVE CD ou PEN-USB Live com o Windows?” Bem, vou enumerar algumas situações:

– Apanharam um virose no computador e agora não conseguem recuperar os ficheiros que lá tinham.Solução: LIVE CD/PEN-USB

– Querem fazer backup de um determinado disco mas o ficheiro xpto está corrompido e não vos permite entrar no sistema: Solução: LIVE CD/PEN-USB

– etc, etc, etc

Bem, vamos lá ao trabalho que se faz tarde. Para construirmos uma PEN ou CD Live com Windows vamos precisar do seguinte:

MATERIAL NECESSÁRIO:

– Uma PEN com 256 MB (no mínimo)

– CD de instalação do Windows (Pode ser Windows XP com o SP2 de preferência ou Windows 2003)

– O software PEBuilder (Este programa também permite efectuar o processo de slipstreaming ou seja permite incluir o SP1 ou SP2 à vossa versão do Windows, caso esta ainda não possua)

– O utilitário PE2USB.exe

PASSOS NECESSÁRIOS:

1) Instalar o PEBuilder

2) Ir a Iniciar-> Programas->PEBuilder->PEBuilder

– Na origem escolher a drive que corresponde ao vosso leitor de CD/DVD onde se encontra o CD/DVD do Windows

– No destino devem escolher o nome para a pasta para onde vão ser copiados os ficheiros necessários.

Extra: Esta secção serve para definirem um caminho para uma pasta que também pretendam incluir no vosso CD/PEN Live Windows. Nessa pasta podem colocar a vossa fotografia, a da namorada, mp3′s, vídeos, documentos…o que quiserem.

Selecione os PLUGINS – Nesta secção o utilizador poderá escolher outros utilitários (como por exemplo: anti-vírus, putty, nero burning rom, UltraVNC, Remote desktop connection, etc etc ) que deseja incluir no seu CD ou PEN Live com o Windows (eu escolhi somente o plugin: Boot Fix, voçês podem personalizar da forma que pretenderem). Também podem incluir drivers para os vossos dispositivos, entre outros.

3) Após a definição dos parâmetros acima referidos e de escolherem os plugins, devem no menu principal carregar no botão Construir.

4) Após clicarem no botão de Construir, o programa vai começar a “criar” o vosso CD/PEN Live Windows, copiando todos esses ficheiros para o destino que vocês definiram (ex: C:\pebuilder3110a\BarPE).Atenção!!!, para o utilizadores que pretenderem a criação de um CD Live ao invés de uma PEN USB devem definir que o Media Destino será Gravar para CD/DVD. Para quem escolher a opção Gravar para CD/DVD, no final deverá reiniciar a máquina, ir à BIOS e definir como first boot o vosso CDROM.

Para quem pretender criar uma PEN LIVE WINDOWS vamos continuar !!!

5) As instruções a partir deste ponto, só serão necessárias para quem pretender arrancar com o Windows através de uma PEN USB. Para tal, instalem o utilitário PE2USB.exe (Devo-vos dizer que antes de descobrir este utilitário tive de andar a partir bastante pedra para conseguir por isto a funcionar!!!)

Nesta parte só têm de definir os parâmetros como mostra a figura ou seja, no format Options escolham “Enable Disk Format” e depois escolham o nome que pretendem dar à vossa PEN. No Source Path To Build Bart/PE WinPE Files devem definir o directório para onde mandaram a vossa compilação (criada pelo PEBuilder). Em seguida botão Start. Nesta fase o programa irá formatar a vossa PEN e inserir a imagem do vosso Windows Live na mesma.

6) Quando derem conta que o processo acabou, fazem restart à vossa máquina, vão a BIOS e escolhem como first boot a vossa PEN (também definido como dispositivo removível).

7) Feito isto, o vosso sistema deverá correr às mil maravilhas a partir do CD que vocês construíram ou através da vossa PEN-USB.

Seguem alguns screenshots:

– A43 file management utility (Onde podem aceder a todos os vossos discos)

– Configuração das vossas placas de rede

Outras considerações:
– Suporte para configuração de rede
– Suporte para o Nero Burning Rom (Para poderem gravar CDs e DVDs)
– A43 File Management Utility (Tipo o explorer do windows)
– Calculadora, wordpad, Paint, prompt (CMD), Task Manager,
– É possível aceder a outras máquinas através do Putty , UltraVNC ou Remote Desktop Connection

ATENÇÃO !!!! ..Tudo isto é personalizável. Podem incluir o que quiserem.. Fácil não é? Portem-se bem e divirtam-se como eu me diverti….Ufaaaa tá feito. Hoje tinha mesmo de sair este POST :) . Um agradecimento ao Carlos Fonseca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s