Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Parte II

Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Parte II

Criado por Vítor M. em 4 de Março de 2011 | 8 comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM
Após o artigo introdutório, em que apresentei uma visão geral sobre o desenvolvimento para o Windows Phone 7, vamos neste artigo “meter as mãos na obra” e criar uma simples aplicação “Olá Mundo” para este sistema.

Ferramentas de desenvolvimento

Vamos considerar que as ferramentas de desenvolvimento já foram instaladas, caso ainda não o tenham feito, neste link tem todos os downloads necessários para a instalação.

Vamos de uma forma sumária percorrer este processo de instalação:

1 – Após o download, basta executar a aplicação para iniciar o processo de instalação;

2 – Aceitamos os termos de utilização e vamos optar pela instalação típica, o setup efectua o download de tudo o que necessita e efectua a instalação de seguida, este processo pode demorar algum tempo;

3 – Após a instalação basta seleccionar para correr de imediato o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone.

4 – Após a instalação do Visual Studio 2010, devemos executar o update às ferramentas de desenvolvimento, segundo ponto apresentado no link indicado em cima. Este update disponibiliza várias correcções ao ambiente de desenvolvimento e adiciona algumas funcionalidades, sendo importante destacar o tão falado copy/paste.
Após a instalação do Windows Phone Developer Tools e seu update o nosso sistema já está preparado para iniciar o desenvolvimento de aplicações.

Vamos então iniciar o Visual Studio 2010.

A versão apresentada na imagem corresponde ao Visual Studio 2010 Professional, que uso diariamente, mas as diferenças quepossam encontrar serão poucas.

Criação de um novo projecto para Windows Phone 7

1 – No menu File, seleccionar New Project, é apresentado o seguinte ecrã;

2 – No lado esquerdo, são apresentados todos os templates de projectos que podemos criar, para este exemplo vamos seleccionar Visual C# e Silverlight for Windows Phone.

Do lado direito são logo apresentados os tipos de projectos para Windows Phone 7.

3 – Existem vários projectos disponíveis, alguns já com os controlos mais conhecidos já integrados na aplicação e outros com exemplos de ligação a dados. Nesta fase vamos seleccionar “Windows Phone Application”, podemos a este projecto adicionar qualquer tipo de controlo mais tarde.

Para terminar este passo, vamos seleccionar o nome da nossa aplicação e indicar a directoria onde queremos guardar o nosso projecto e seleccionamos ok.

4 – Neste momento é apresentado o ecrã de arranque da nossa aplicação, todo o projecto já está criado e pronto a ser compilado, mas antes vamos a algumas explicações.

Por defeito o Visual Studio apresenta 3 painéis (dependendo da versão e das configurações), à esquerda a vista de desenho, ao meio a vista de XAML e à direita a vista da solução. Neste caso, está visível a toolbox para que sejam visíveis os controlos que neste momento se podem incluir da página.

  • Vista de desenho, área onde visualmente podemos arrastar controlos a incluir na nossa página, ao seleccionar os controlos é apresentado no lado direito as propriedades do mesmo;
  • Vista de XAML, é uma linguagem baseada em XML usada para posicionar o layout onde os controlos são apresentados na página;
  • Vista da solução, área onde é apresentado todos os ficheiros que compõe o nosso projecto

5 – Vamos agora adicionar um botão para apresentar uma simples mensagem “Olá Mundo”. Para isso na toolbox no lado direito seleccionamos o controlo Button e depois basta desenhar na vista de desenho a área onde queremos que o botão seja apresentado. Podemos verificar que de imediato, na vista de XAML, é adicionado uma nova entrada com a informação desse mesmo botão. Alteramos a tag Name para “btnMensagem”, e colocamos a tag content para “Olá Mundo!” na entrada do botão que foi adicionada no XAML.

6 – Resta criar o método que este botão vai despoletar e adicionar o código para lançar a mensagem. Na vista da solução existe um item “MainPage.xaml” que corresponde à página onde estamos actualmente a trabalhar, nesse item podemos ver que existe um pequeno bullet. Se clicarmos nesse bullet é apesentado um novo ficheiro “MainPage.xaml.cs”.

Este ficheiro é chamado code-behind, é uma classe parcial da nossa página e é nele que está todo o código. Para criar o evento do clique basta clicar duas vezes sobre o botão, o evento é automaticamente gerado no code-behind, neste evento vamos simplesmente adicionar o código para que a mensagem seja apresentada ao utilizador.

private void btnMensagem_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
MessageBox.Show("Olá Mundo!!");
}

7 – Vamos então testar a nossa aplicação, para isso basta clicar em F5 ou escolher no menu Debug ->Start Debugging.

O emulador do Windows Phone 7 é automaticamente apresentado e arranca com a nossa aplicação, caso existam erros de compilação o Visual Studio notifica quais e onde se encontram.

Basta clicar no botão que adicionamos e a mensagem é apresentada ao utilizador. Para terminar a aplicação basta fechar o emulador (são apresentadas as opções no quanto superior direito do mesmo).

Como podem ver, é extremamente simples programar para este novo sistema, esta introdução foi apenas para iniciar o nosso projecto e começar a executar a aplicação.

Nos próximos artigos vamos adicionar funcionalidades a esta aplicação, por exemplo, acesso a serviços, acesso a dados, e muitas outras funcionalidades.

Caso tenham ideias sobre funcionalidades que gostariam que fossem apresentadas, não hesitem em enviar as vossas ideias.

Artigos relacionados:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s