Internet Explorer 9 – Chegou uma Web mais espectacular

Internet Explorer 9 – Chegou uma Web mais espectacular

Criado por Tiago Dias em 15 de Março de 2011 | 107 comentários

O Windows Internet Explorer 9 apresenta um aspecto optimizado, e muitas novas funcionalidades que agilizam a navegação na Web.

A Microsoft lançou ontem a versão final do seu novo Internet Explorer 9 e espera assim reforçar a liderança no segmento dos browsers. O Internet Explorer 9 traz um conjunto de novidades das quais se destacam a interface e as muitas novas funcionalidades que disponibiliza.

ie_00

O anúncio oficial em Portugal foi feito esta manhã, no Oceanário de Lisboa, onde foram demonstradas algumas das novas funções do Internet Explorer. Esta nova versão do browser da Microsoft, além de ter envolvido muito trabalho, por parte de muita gente, vem também responder feedback dos próprios utilizadores, atendendo aos seus pedidos e sugestões para melhorar a experiência de navegação na web.

Entre as melhorias trazidas pelo Internet Explorer 9, destaca-se a excelente integração do browser com o Windows 7, permitindo, através de diversas novas funções, uma nova e melhor experiência de navegação na web.

9 razões para instalar o Internet Explorer 9

Experiência de navegação rápida — o texto, vídeo e gráficos acelerados por hardware permitem que os sites tenham um desempenho semelhante aos programas que estão instalados no seu computador. Como já aqui tínhamos falado antes, o IE9 aproveita todos os recursos e todo o potencial do computador, utilizando a GPU (Graphics Processing Unit), e não apenas o CPU (Central Processing Unit), para fazer o rendering dos websites, permitindo maior velocidade em páginas mais complexas.

Pode ver aqui uma tabela com a comparação de browsers. Quem pretender fazer um teste de performance ao seu IE, pode efectuá-lo no site: FishIE Tank experiment .

ie_test

Design optimizado e simplificado — proporciona-lhe os controlos básicos de que necessita e põe o foco nos seus sites. Nesta nova versão a microsoft pretendeu melhorar a experiência de navegação na web, tornando o browser o mais transparente e menos intrusivo possível, de forma a dar mais protagonismo aos websites.

ie_05

Os seus favoritos a um clique de distância — a funcionalidade Sites Afixados permite-lhe aceder aos sites favoritos a partir da barra de tarefas do Windows, sem ter de abrir primeiro o browser. Desta forma o utilizador pode fixar os seus sites favoritos e aceder-lhes rapidamente, como se tratassem de aplicações instaladas no Windows.

ie_04

Barra de endereço e pesquisa combinada — aceda a um site ou inicie uma pesquisa, tudo no mesmo local. O IE9 permite a escolha do motor de buscar a usar (ex. Google, Bing e até mesmo o Google Desktop).

ie_02

Página Novo Separador redesenhada — agora, pode aceder rapidamente aos sites que visita mais frequentemente, reabrir os separadores fechados ou a última sessão de navegação, ou iniciar uma sessão de Navegação InPrivate.

ie_4

Integração com o Windows 7 — com as funcionalidades Ajustar, Sites Afixados e Listas de Atalhos, juntamente com os controlos de pré-visualização de miniaturas, permitem que o Internet Explorer 9 e o Windows 7 proporcionem a melhor experiência Web para o Windows.

ie_03

Gestão de suplementos melhorada — a Classificação de Desempenho dos Suplementos informa-o se um suplemento estiver a tornar o browser mais lento e permite desactivar ou remover esse suplemento, ajudando a garantir que o seu browser não perde velocidade.

ie_08

Ajuda a controlar a sua privacidade — a Protecção de Controlo permite-lhe limitar a comunicação do browser com determinados sites para o ajudar a assegurar a privacidade das suas informações.

ie_11

Mantém os seus downloads em ordem — o Gestor de Downloads mantém uma lista actualizada dos ficheiros que transferiu a partir da Internet, avisa-o quando um ficheiro pode ser malicioso e permite-lhe colocar em pausa e reiniciar transferências.

ie_10

O IE9 pretende ainda adaptar-se ao utilizador, permitindo o configuração da sua interface ao gosto de cada um. Para um utilizador que pretenda ver os seus sites com mais destaque, com o máximo de informação visível, o IE9 traz por defeito uma barra apenas com as funções básicas, para que seja o próprio site a ter destaque, e não o browser. No entanto, um utilizador que trabalhe com vários separadores em simultâneo, pode configurar a barra de endereço e a apresentação das tabs a seu gosto, de forma a adaptar o browser à sua maneira de navegar na internet.

ie_12

A integração com o Windows 7

Uma das principais novidades no Internet Explorer 9 é a sua melhor integração com o Windows 7. Actualmente mais nenhum browser consegue uma integração a este nível com o Windows, o que dá vantagem ao IE9 neste aspecto em relação à concorrência.

ie_13

Como já foi referido anteriormente, a função de fixar sites permite que estes sejam colocados na barra de tarefas e facilmente abertos, como se fossem aplicações instaladas no computador. Depois de fixados os sites, há ainda a possibilidade de acesso rápido a diferentes áreas do sites, através de uma jumplistcom vários atalhos.

A integração do IE9 com o Windows conta também com um sistema de alertas, que dá informação ao utilizador que tem notificações em determinado site. Isto pode ser muito útil, por exemplo, em redes sociais como o Facebook. Assim que há uma notificação, é dada essa indicação no ícone fixado na barra de tarefas, permitindo ao utilizador saber quando tem notificações sem ser necessário colocar a página em primeiro plano.

A acrescentar a estas novas opções, há ainda a possibilidade de controlar vídeos de páginas da internet directamente da barra de tarefa, a partir da miniatura do site em questão.

Em Portugal, a Microsoft tem já vindo a trabalhar com alguns dos sites de maior relevo, nos quais os benefícios do IE9 são ainda mais visíveis. Exemplos destes sites são: ACP, Correio da Manhã, IADE, Activiae Blueticket.

Para poderem fazer um test drive ao IE9, a Microsoft disponibiliza o site BeautyoftheWeb.com, sendo possível também experimentar aqui sem instalação.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista/ 7/ Server 2008 R2
Download: 32 bit | 64 bit
Homepage: Internet Explorer 9

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s