Chrome chegou à versão 12 e traz muitas novidades…

Chrome chegou à versão 12 e traz muitas novidades…

Criado por Pedro Simões em 27 de Março de 2011 | 65 comentários

Tal como prometido pela equipa de desenvolvimento do Chrome, as versões estão a sair a um ritmo estável e cadenciado. Em todas elas são apresentadas novidades que vão sendo amadurecidas e passadas para as versões mais estáveis.

O incremento dos números de versão reflete sempre uma alteração a nível do motor do Chrome ou do motor do Javascript. Por essa razão saíram esta semana duas novas versões na família Chrome. A versão Beta atingiu a versão 11 e a Dev chegou à 12. Qualquer uma delas está repleta de novidades que vão com certeza ser do agrado dos muitos utilizadores.

Estas duas versões são a antecâmara do que vai ser passado para a versão final do Chrome. São aqui testadas e amadurecidas novas funcionalidades antes de serem disponibilizadas a todos os utilizadores do Chrome. Cada uma das duas versões tem por isso número de versão distinto, consoante a maturidade das implementações.

Algumas dessas novas funcionalidades não são disponibilizadas de forma directa, sendo necessário activá-las através da interface que os programadores disponibilizaram dentro do Chrome. Ficou assim mais simples activar ou desactivar cada uma delas, sem termos de recorrer a adições de flags à linha de comando do executável do Chrome. Coloquem na Omnibox do vosso Chrome o texto about:flags e activem as que entenderem ser necessárias.

Chrome Dev 12

Esta versão é, dentro da familia Chrome, a uma das mais desenvolvidas e a que apresenta sempre as maiores novidades. Apenas tem à sua frente a versão Canary, e mesmo esta apenas retém durante alguns dias essas mesmas novidades.

A release 12 desta versão apresenta algumas novidades que vão com certeza ser incorporadas nas restantes versões, depois da devida maturação e resolução de eventuais bugs que surjam. Depois de ter visto o seu ícone ser alterado, o Chrome voltou atrás e nesta versão aparece o antigo. Provavelmente esta alteração será revertida.

Outras novidades que a versão 12 apresenta estão relacionadas com funcionalidades do próprio browser. Existe uma nova página quando abrimos um separador novo. Esta aparenta estar preparada para equipamentos com suporte para toque. Para já, está numa fase ainda muito embrionária e apenas disponibiliza o acesso às WebApps instaladas. Se a quiserem testar devem activa-la na zona de experiências do Chrome (about:flags).

Outra novidades que também está acessível na mesma zona é a disponibilização de um contador de FPS sempre que a aceleração por hardware for usada.

Chrome Beta 11

A nova versão beta do Chrome trouxe para a ribalta algumas das funcionalidades que estão em testes na versão Dev há já algum tempo. A primeira e mais visível é a alteração do logótipo do Chrome (que entretanto voltou à original na versão Dev). Existiram ainda alterações no motor Webkit e no V8, motor de JavaSript, e foram adicionadas funcionalidades como transformações CSS 3D e compositing suportadas por aceleração GPU.

Para além das novidades mais óbvias, existe uma que fará as delicias de todos os utilizadores desta versão Passou a estar disponível o suporte para a utilização de uma funcionalidade que o HTML5 implementa e que é o HTML5 Speech Recognition, ou seja, o reconhecimento de voz. Passamos a poder introduzir texto no Chrome através da utilização da nossa voz, podendo assim ditar texto para o Chrome e este converte-o de forma automática. Podem testar esta funcionalidade nesta página. Devem ter instalado no vosso computador a versão Beta 11 ou a Dev 12.

Todas as novidades que têm sido apresentadas para o Chrome estão a torna-lo num browser muito apetecido de usar. Está na linha da frente na implementação de funcionalidades que representam os avanços neste campo.

Este browser é desde as suas primeiras versões capaz de competir de forma igual com as restantes propostas do mercado, com uma vantagem óbvia por libertarem actualizações com uma elevada frequência. Deixamos de ter de esperar meses ou anos a fio para vermos implementadas as funcionalidades que precisamos agora.

Se não são utilizadores do Chrome aconselhamos que o testem de forma exaustiva, para que entendam que é tão bom ou melhor que o browser da vossa preferência.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/ Linux/ Mac OS
Download Versão Canary: Windows
Download Versão Dev: Windows | Debian (32bits / 64bits) | Fedora (32bits / 64bits) | Mac
Download Versão Beta: Windows | Debian (32bits / 64bits) | Fedora (32bits / 64bits) | Mac
Download Versão Estável: Windows | Linux | Mac
Homepage: Google Chrome

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s