Diferenças principais entre o Joomla 1.5.x e 1.6.x

Diferenças principais entre o Joomla 1.5.x e 1.6.x

Criado por Pedro Pinto em 19 de Maio de 2011 | 13 comentários

Por Redlinepctech para o PPLWARE

O Joomla é um sistema de gestão de conteúdo bastante flexível. As estimativas actuais apontam para que cerca de 2,6% de toda web seja usado o Joomla. O Joomla 1.5x saiu há cerca de 3 anos, e as mudanças foram significativas. Mas no final do dia 10 Janeiro de 2011, a versão 1.6 foi lançado. No seguimento dos artigos sobre CMS Joomla, decidi fazer um resumo das diferenças principais entre Joomla 1.5.x e 1.6.x.

Será que vale a pena migrar para Joomla 1.6?

joomla_00

A versão 1.6 tem algumas mudanças importantes, e muitas partes do código foram completamente criadas do zero. Passo a apresentar as principais alterações:

Controlos de acesso redefinidos

O administrador tem agora mais controlo sobre todos os aspectos da página, não só a gestão de que pode editar, criar ou ver artigos, mas também todos os outros aspectos da página.

Existe também a possibilidade de adicionar mais grupos de utilizadores e controlo de acesso personalizáveis.

A estrutura das categorias é mais flexível

Antes o conteúdo era organizado por secções e categorias e artigos, agora foi simplificado ficando apenas limitado a categorias e artigos, dentro das categorias poderá ainda definir sub-categorias, simplificando o processo de criação de categorias.

Capacidade de gerir páginas Multi-línguas

Agora o joomla já consegue lidar com conteúdo em várias línguas sem a necessidade de instalar uma aplicação de terceiros.

Capacidade para definir agendamentos em módulos

Na versão 1.5, apenas era possível definir a data de início de publicação de um artigo e final, mas em módulos não. Agora, é possível definir em ambos, ficando assim o utilizador com mais controlo sobre a sua página.

O Media Manager está melhor.

Agora é possível fazer o upload de várias imagens ao mesmo tempo, em vez de uma de cada vez.

Mais controlo sobre os temas instalados.

Agora é possível ter vários temas configurados num portal, imaginem um tema com algumas alterações em item de menu por exemplo.

Mais fácil estar actualizado.

Agora já não precisa de extensões para saber quando é lançada uma actualização do core do joomla ou de qualquer extensão que esteja instala, o próprio joomla 1.6 permite procurar actualizações e manter a instalação actualizada.

Mas no final de apresentar todas estas vantagens fica sempre a eterna questão, deve-se mudar ou não? È uma questão que pode ter várias respostas, na minha opinião quem já tem uma página criada em 1.5 e satisfaz todos os objectivos aos quais estava projectada, então não deve mudar, até porque a versão 1.6 e 1.7 são versões de ciclo curto (cerca de 6 meses), mas em contrapartida se está a pensar criar algo novo deve avaliar quais os recursos que irá necessitar para desta forma perceber se deve adoptar a versão actual ou a 1.5, sendo que o grande problema no 1.6 poderá ser a inexistência de alguns componentes, plugins ou módulos.Mas mesmo assim existe uma grande evolução entre a versão 1.5 (já bastante datada) e a actual 1.6 pelo que quem adoptar esta ultima a migração tanto para 1.7 como 1.8 serão bem mais suaves.

E vocês que acham? Preferem o 1.5 ou 1.6?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s