Deep Shot – O fim das fronteiras entre equipamentos

Deep Shot – O fim das fronteiras entre equipamentos

Criado por Pedro Simões em 18 de Junho de 2011 | 5 comentários

Hoje em dia é cada vez mais frequente termos vários equipamentos e todos eles ligados à Internet. Estamos sempre contactáveis e com uma presença web muito activa. Conseguimos saltar entre os nossos diferentes equipamentos sem que os nossos contactos dêem por isso. Esta facilidade ainda não é perfeita e nem completa. O problema actualmente é conseguirmos passar do browser do Computador para o browser do dispositivo móvel. Existem já algumas ferramentas, nomeadamente o Firefox, que conseguem que sincronizemos os separadores que estamos a usar num equipamento e transpô-lo para o outro, mas ainda não permitem que partilhemos páginas com outros utilizadores.

A solução para este problema está mais próxima de ser uma realidade com a apresentação que foi feita por um estudante do MIT, Tsung-Hsiang Chang, e um elemento da equipa da Google, Yang Li. O Deep Shot promete ser a solução para a passagem de páginas entre os nossos diversos equipamentos.

O Deep Shot permite que um dispositivo móvel reconheça a página que está a ser acedida no computador e que este aceda a esse mesmo endereço ou informação. O caso mais demonstrado é a passagem de uma informação contida numa página do serviço Google Maps para o Maps do Android.

Segundo Tsung-Hsiang Chang , o Deep Shot pode ser extremamente útil pois irá retirar a necessidade de todos os elementos de ligação entre o computador e o dispositivo móvel e eliminar todo o processo de passagem de informação entre os dois equipamentos

People are used to using heavy tools to transfer data or synchronize two devices. You have to plug in a USB cable and maybe open iTunes and synchronize a bunch of data at the same time. But sometimes you just want to send a tiny bit of information, or a single piece of information.

Esta passagem de informação é apenas possível graças ao reconhecimento de informação que está a ser apresentada na página que o browser está a visitar. Através do reconhecimento do URI que está a ser acedido é possível ao Deep Shot passar essa informação para a aplicação do Android.

Da mesma forma que o dispositivo móvel recolhe a página que está a ser visitada, é também possível a este passar essa informação para o PC. O processo é ligeiramente diferente pois o Deep Shot identifica o computador para onde pretendemos enviar a informação e esta é passada para o local certo.

Esta aplicação foi criada no verão passado, quando Tsung-Hsiang Chang estava na Google a fazer um estágio. Uma vez que foi desenvolvida dentro da Google, os direitos desta são propriedade da empresa de Mountain View. Ainda não existem planos concretos para a sua disponibilização e a Google não fez qualquer apresentação da mesma.

Actualmente o Deep Shot funciona em alguns sites, tais como o Google Maps ou o Yelp. Segundo os seus criadores será extremamente simples colocá-lo a funcionar em qualquer outro site que apresentem o seu estado através de URI’s. Uma vez que o Deep Shot está assente em URI’s, será possível que este sirva também para fazer a ponte entre diferentes aplicações que partilhem informação desta forma. Falamos por exemplo de aplicações de mapas que estejam num computador e num dispositivo móvel.

Vejam abaixo a forma simples como o Deep Shot funciona, quer no sentido do computador para o dispositivo móvel e no sentido inverso.

Este tipo de software vai permitir que dentro em breve as fronteiras entre os diversos equipamento que temos em nosso poder desapareçam. Vamos poder passar informação entre estes equipamento com um simples apontar de uma câmara para o ecrã.

Homepage: Deep Shot: A Framework for Migrating Tasks Across Devices Using Mobile Phone Cameras

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

    Google photo

    Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

    Connecting to %s