Aprenda a instalar o IIS no Windows 7

Aprenda a instalar o IIS no Windows 7

Criado por Pedro Pinto em 31 de Agosto de 2011 | 10 comentários

Quando se fala em servidores/serviços Web, o nome mais sonante é o Apache. De uma forma geral, um servidor Web, tal como o nome indica, é a “base” para publicarmos os nossos sites ou ficheiros. Apesar da maioria dos servidores Web existentes na Internet funcionarem com base no Apache (cerca de 60%), são muitas as alternativas atualmente disponíveis. Hoje vamos conhecer e aprender a instalar no Windows o IIS (Internet Information Services) – o servidor Web da Microsoft.

iis_00

No pplware já apresentamos alguns servidores Web dos quais destacamos o Apache (ver aqui), LIGHTTPD (veraqui), Cherokee (ver aqui), entre outros. O IIS,actualmente na versão 7.5, é o servidor Web da Microsoft  e tem como principais características a flexibilidade, escalabilidade, segurança e fácil gestão.

Como instalar o IIS no Windows 7?

O IIS não vem instalado nativamente no Windows 7. Para instalar facilmente o IIS no Windows 7, basta abrir oPainel de Controlo e escolher Get programs.

iis_01

Depois seleccionamos do lado esquerdo “Turn Windows features on or off” e nas funcionalidades apresentadas escolhemos Internet Information Services e carregamos em OK para se iniciar a instalação (Existe ainda a opção de instalarem um servidor FTP caso pretendam).

iis_02

Depois de instalado, podemos gerir o serviço web acedendo ao painel de gestão do IIS. Para isso, basta ir a executar e escrever iis.

Dentro do painel de gestão/configuração do IIS, podemos iniciar/reiniciar/parar o serviço, proceder a configurações de autenticação, compressão, logging, modulos, certificados, MIME Types, etc.

iis_03

De referir ainda que por omissão os sites ficam em C:\inetpub\wwwroot. Para aceder via browser aos sites (localmente) é o normal…. Considerando que temos o directório C:\inetpub\wwwroot\pplware, acedemos a localhost e depois o nome da pasta do site (ex. http://localhost/pplware) ou então através do nome definido para o directório virtual. Para finalizar apenas referir que o IIS é um bom e estável serviço Web, que disponibiliza suporte para a maioria das linguagens de programação. Para quem nunca experimentou, aconselhamos a testar. Para quem já experimentou, não se esqueçam de deixar o vosso feedback.

Arquivado na categoria: Windows

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s