O que podemos fazer com um Windows Server 2003? Parte II

O que podemos fazer com um Windows Server 2003? Parte II

Criado por Pedro Pinto em 1 de Dezembro de 2011 | 22 comentários

Por Shiftwere para o PPLWARE.COM

Como criar um Active Directory?

Para complementar o meu post de anterior (ver aqui), decidi criar um novo artigo onde explica-se como criar um Active Directory. Para quem não sabe, um Active Directory permite guardar as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações.

win_2003_00

Antes de configurar de configurar o Active Directory, procedi à configuração dos parâmetros de rede do servidor. Para dar início à criação do Active directory basta executar via linha de comandos dcpromo.

dc_00

Depois da execução do comando anterior, dá-se inicio ao processo de criação propriamente dito do Active Directory.

Para que a instalação deste serviço prossiga, teremos de clicar um NEXT.

ad_02

Informações sobre a compatibilidade do sistema operativo.

ad_03

No próximo passo indicamos se a máquina em questão vai ser a controladora de um novo domínio ou se esta vai integrar um domínio já existe. Para este artigo vamos considerar que vamos criar um novo controlador de domino escolhendo a opção “ Domain controller for a new domain

ad_04

Vamos agora criar o domínio na nova floresta de domínios.

Nota: No caso de termos mais do que um domínio deveríamos escolher a segunda
opção.

ad_05

Vamos agora indicar o nome completo para o dominio a criar. Para este exemplo consideramos shiftwere.local  mas poderia ser por exemplo pplware.pt

ad_06

No próximo passo indicamos o Netbios (Network Basic Input / Output System)  Name para o domínio. Este nome serve para que maquinas com sistemas operativos windows mais antigos consigam identificar o domínio.

ad_07

No passo seguinte é necessário indicar onde queremos guardar a base de dados associada ao Active Directory assim como os respectivos logs do serviço.

ad_08

Indicação de um directório para armazenar o SYSVOL (cópia dos ficheiros com informação relativa ao domínio).

ad_09

Validação do diagnóstico relativamente ao serviço de DNS

ad_10

Activamos agora a compatibilidade a nível de permissões para sistemas anteriores ao Windows 2000.

ad_11

Assim como os sistemas Linux que têm o root, o Windows têm tem um superUser que aqui tem o nome de Administrator ou Administrador (em pt). Neste passo vamos definir uma password para esse utilizador.

ad_12

Apresentação de um sumários das configurações realizadas. Para avançar basta carregar em Next.

ad_13

O sistema irá começar a processar as configurações definidas e instalar o Active Directory. O processo demorará alguns minutos.

ad_14

Depois de instalado o Active Directory, basta carregar em Finish para finalizar o processo de instalação do Active Directory e associação ao domínio definido.

ad_15

Hoje ficamos por aqui e esperamos o feedback do vosso lado. Num próximo tutorial iremos ensinar como adicionar uma máquina cliente ao domínio. Bom feriado! (aproveitem para instalar um W2003 de testes).

Deixe um comentário