Dúvidas com tecnologia Powerline?

Quando o tema é tecnologia Powerline (a Ethernet pela rede eléctrica) são muitas as dúvidas dos leitores. Ao longo de alguns anos fomos recolhendo algumas das questões pertinentes dos utilizadores que agora publicamos com as respectivas respostas.

Sabe se os adaptadores powerline funcionam em redes trifásicas? Qual é o alcance máximo dos dispositivos powerline? Conheça as respostas a estas e outras questões.

P. Os adaptadores powerline funcionam em redes trifásicas?

R. A tecnologia powerline funciona em instalações com múltiplas fases. Só encontrará problemas caso a instalação possua mais do que um contador de luz, uma vez que este atenua fortemente o sinal.

P. É necessário proteger uma rede powerline como no caso de uma rede WiFi?

R. Não é estritamente necessário (porque os contadores eléctricos tendem a impedir a passagem de sinal entre vizinhos no mesmo prédio, por exemplo), mas é aconselhado, e pode ser facilmente feito através de botões no adaptador ou de software como o Devolo Cockpit.

P. É possível usar os adaptadores powerline em blocos de tomadas?

R. Sim… e não. Quando possuímos um bloco de tomadas e temos um adaptador powerline com tomada “pass-through”, o ideal é ligar primeiro o adaptador e depois ligar o bloco usando a tomada integrada. No entanto, caso isso não seja possível, o adaptador powerline pode de facto ser ligado a um bloco de tomadas, muito embora vá perder uma parte do seu desempenho. Esta ligação é desaconselhada sobretudo no caso de blocos com protecção integrada (protecção de sobretensão, filtros contra interferências, etc.), os quais podem mesmo impedir o funcionamento do adaptador.

P. Qual é o alcance máximo dos dispositivos powerline?

R. No caso dos dispositivos devolo que utilizam tecnologia Range+, o alcance máximo teórico é de 400 metros – o que significa que pode ser usado virtualmente em qualquer cenário de utilização doméstico, mesmo em moradias com vários pisos.

P. Quantos adaptadores posso ligar numa rede powerline?

R. Várias dezenas!, muitos mais do que o número de divisões na sua casa.

P. O desempenho do powerline também se degrada com a distância, como o WiFi?

R. Sim, muito embora essa degradação seja muito menor e muito menos rápida do que em redes sem fios. Além disso, a tecnologia powerline não sofre de um problema adicional das redes sem fios, que é congestão e interferência do sinal devido a um elevado número de utilizadores a partilharem os mesmos canais.

P. Ouvi dizer que o funcionamento de micro-ondas e outros electrodomésticos pode interferir no desempenho de uma rede powerline. É verdade?

R. Este foi um problema sobretudo para os adaptadores pré-HomePlug (85 Mbps) e para os HomePlug de primeira geração (200 Mbps) e praticamente não afecta os de nova geração (gerações 500, 650 e 1200). No entanto, como tudo na vida, depende: depende da qualidade da rede eléctrica e da própria qualidade do equipamento electrodoméstico.

P. Os adaptadores de 500 Mbps costumam ter portas Fast Ethernet 10/100. Isso não limita o desempenho?

R. Todos os fabricantes de dispositivos powerline usam as mesmas designações de velocidade genéricas (200, 500, 1200..) mas isso não tem necessariamente uma relação directa com a velocidade real. Esses números referem-se à capacidade teórica máxima do chipset em modo duplex e incluem também a informação de “overhead” necessária para a comunicação propriamente dita – o que faz com que uma porta 10/100 num adaptador de 500 Mbps não constitua na realidade um estrangulamento do desempenho. No caso da devolo, a marca só inclui portas Gigabit nas suas gamas dLAN 650+ e dLAN 1200+.

P. Uma vez que os adaptadores powerline estão sempre ligados, o consumo eléctrico não é significativo?

R. Não. Isto porque a maioria das marcas inclui modos de baixo consumo quando é detectado que não há dados a circular pela rede. No caso da devolo, os dispositivos da marca utilizam uma tecnologia patenteada que permite uma redução significativa do consumo face aos dispositivos mais antigos. A título de exemplo, um adaptador dLAN 550+ tem um consumo médio de 2,6 watts mas de apenas 0,6 watts em stand-by.

Fonte: Dúvidas com tecnologia Powerline? O Pplware esclarece! – Pplware

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s