Dica: Como configurar a autenticação por imagem no Windows 10

As diferentes camadas de segurança que a Microsoft colocou no Windows 10 conseguem proteger este sistema operativo. A primeira dela, a autenticação dos utilizadores, é provavelmente a principal.

O Windows 10 oferece muitas formas de autenticação, com algumas a serem mais conhecidas. Hoje trazemos uma menos usada e tão capaz como as restantes. Falamos da autenticação por imagem. Vamos ver como esta se configura.

A Microsoft está decidida a acabar com as passwords, como já o mostrou. Para isso dotou o Windows 10 de várias formas de autenticação biométrica ou física. Uma delas, a autenticação por imagens, dá ao utilizador a possibilidade de desenhar o seu acesso ao Windows.

Como ativar a autenticação por imagem

O primeiro passo a ser dado é o acesso às Definições do Windows 10. Ai, devem procurar a opção Contas e o separador Opções de início de sessão.

Windows 10 autenticação imagem gestos palavra passe

De seguida, nesta nova área onde acederam, vão encontrar as várias formas de autenticação do Windows 10. A que procuram é Palavra passe por imagem. Devem avançar carregando no botão Adicionar.

Como configurar a autenticação por imagem

Para iniciar o processo de configuração o Windows 10 irá pedir a autenticação na conta que estão a usar. Devem por isso colocar a vossa palavra passe.

Windows 10 autenticação imagem gestos palavra passe

De seguida, e para personalizar este processo, podem escolher a imagem que será mostrada e onde vão realizar os gestos/desenhos para se autenticarem.

O Windows deixa que escolham qualquer imagem que esteja guardada localmente. Escolham a vossa preferida e carreguem na opção Utilizar esta imagem.

Windows 10 autenticação imagem gestos palavra passe

O passo seguinte é a definição dos gestos em cima da imagem. São pedidos 3 gestos, sejam eles linhas ou círculos, em diferentes zonas da imagem. Esta passará a ser a nova palavra passe do Windows.

Para confirmar, devem repetir os gestos que usaram para a nova palavra passe. O contador presente na barra esquerda ajuda neste processo.

Windows 10 autenticação imagem gestos palavra passe

Caso pretendam, podem repetir o processo até se sentirem confortáveis. O Windows 10 dá alguma margem de erro, pelo que os desenhos não necessitam de ser perfeitamente iguais.

A autenticação por gestos e sem palavra passe

No final, e após a correta definição dos gestos a usar, o Windows 10 irá notificar o utilizador, dando-lhe os parabéns pela execução desta configuração.

Windows 10 autenticação imagem gestos palavra passe

Desse momento em diante, sempre que quiserem autenticar no Windows 10, será mostrada a imagem para que desenhem o padrão que definiram para aceder ao sistema.

Pode não ser o método mais seguro, mas é certamente um dos mais simples. Pode ser usado em complemento com outros mais seguros, para os momentos de maior urgência no acesso ao Windows.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s