Uranium Backup: faça o backup de máquinas virtuais e não só

A virtualização de um sistema operativo e respetivo ambiente pode reduzir em muito os custos, bem como aumenta a eficiência energética e otimiza os recursos de TI. O Uranium Backup foi alvo da nossa análise e rapidamente se tornou numa ferramenta valiosa para a proteção do nosso ambiente virtual, pois é uma solução rápida de backup e recuperação para máquinas virtuais VMware ESX/ESXi/vSphere e Hyper-V.

Enquanto a virtualização ajuda a simplificar a infraestrutura de TI, o Uranium Backup é capaz de cuidar dos servidores virtuais que usamos para tal. Poderoso, fiável, acessível e perfeitamente compatível com os formatos de disco do VMware e da Microsoft, esta ferramenta não pode faltar a partir de agora.

Com várias versões à disposição e que listaremos abaixo, o Uranium Backup torna-se com franqueza num software imprescindível para qualquer gestor de TI e afins no que toca aos backups em geral.

Todos sabemos, e se não o sabemos devemos entranhar essa ideia na nossa forma de ver a informática, o backup é o garante, na maioria das vezes, de estabilidade e problemas ainda maiores caso não exista. Hoje em dia ser gestor sem backups e sem sistemas redundantes de segurança não é ser gestor, é simplesmente achanatar.

Para tal, podemos ver desde logo que o Uranium Backuo foi pensado para vários cenários, apresentando como referido várias versões:

  • Uranium Cloud Explorer
  • Uranium Backup Free
  • Uranium Backup Base
  • Uranium Backup Pro Tape
  • Uranium Backup Pro DB
  • Uranium Backup Pro Shadow
  • Uranium Backup Pro Virtual
  • Uranium Backup Gold

A versão sobre a qual versamos o nosso artigo é o Uranium Backup Pro Virtual.

Backup sobre VMware ESXi

Com apenas uma licença é possível fazer o backup de máquinas virtuais Hyper-V e VMware ESX/ESXi/vSphere a partir de qualquer computador na nossa rede e criar ficheiros de imagem capazes de serem restaurados.

Este software dispensa qualquer  hardware ou agente especial, sendo que o processo de instalação é muito rápido e o consumo de memória podemos dizer é praticamente insignificante. A sua grande vantagem reside no facto de ser compatível com todas as versões mais recentes do Hyper-V e VMware ESXi, ESX, vSphere.

Características do Uranium Backup Pro Virtual

Acessível

Mais acessível era impossível, assim se rege a política de licenciamento do criador do software. Com uma única licença, vamos poder fazer backup de servidores e máquinas virtuais ilimitados conectados à mesma rede, não existindo um custo extra para hosts ou CPUs.

Facilidade de uso

Uranium Backup é extremamente fácil de usar. Com uma interface simples e intuitiva, a instalação exige poucos segundos e pouco espaço em disco.

Com apenas alguns cliques é possível configurar uma solução completa de recuperação de desastres para máquinas virtuais.

Suporte a todas as versões do VMware ESX, ESXi e vSphere

Podemos sem dúvida afirmar que o Uranium Backup é uma solução completa no que diz respeito ao backup de máquinas virtuais nas plataformas VMware.

Com uma única ferramenta é possível fazer o backup de máquinas virtuais executadas no VMware Player (num host Windows) e no ESX/ESXi/vSphere, versão 3.5 e/ou superior.

Backup incremental e discos de backup

O Uranium Backup permite a criação das cópias de segurança de forma incremental de máquinas virtuais em hosts ESX/ESXi via API VMware Virtual Disk Storage. Também permite discos de backup que podem acelerar as operações de backup ao reduzir o espaço ocupado pelas cópias no disco físico.

O Uranium Backup pode ainda fazer hot backups de máquinas virtuais em execução no ESX/ESXi Free Hypervisor.

Suporte ao Hyper-V em execução no Windows Server 2008 R2, 2012, 2012 R2 e 2016

Com esta ferramenta é possível fuardar as nossas máquinas virtuais em qualquer dispositivo de armazenamento. Logo que backup ficar concluído, o Uranium pode copiar os ficheiros para qualquer tipo de dispositivo de armazenamento, como por exemplo:

  • NAS,
  • DVD,
  • Blu-Ray,
  • Unidades RDX USB,
  • Servidores FTP,
  • etc.
Backups em paralelo de vários servidores

Um dos recursos mais atraentes do Uranium Backup é o faacto de podermos trabalhar com backups paralelos de vários servidores e/ou máquinas virtuais. Neste caso, o Uranium consegue fazer backup simultaneamente de um número ilimitado de servidores e/ou máquinas virtuais para vários destinos, sem prejudicar qualquer alto desempenho.

Poderoso backup e restauração via FTP

Através da internet, podemos armazenar e descarregar os nossos dados através de servidores de FTP. Sem dúvida uma solução simples, que ao mesmo tempo nos ajuda claramente a proteger os dados sensíveis, por exemplo, de um negócio e com um gasto de recursos mínimo.

Backup na nuvem

Hoje em dia, um serviço profissional que não ofereça serviço de estrtura na cloud começa a ficar para trás. Não é o caso do Uranium que nos permite fazer o backup completo dos nossos dados em serviços como:

  • Amazon S3,
  • Microsoft Azure,
  • Microsoft OneDrive,
  • Google Drive,
  • Dropbox.

Conclusão

Sem margem para dúvidas que estamos perante uma ferramenta tão versátil quanto eficaz. Poderosa q.b., o Uranium Backup destaca-se em especial pelo facto de as suas licenças terem valor vitalício e permitirem uma instalação única do programa numa máquina física ou virtual.

O suporte técnico e atualizações estão incluídas dentro desta ferramenta que tem origem na Europa. Existem outras ferramentas similares? Claro que sim mas o Uranium mostra-se bastante eclético na medida em os backups não se ficam apenas pelas máquinas virtuais para acompanham uma vasta panóplia de situações.

Qualquer gestor de IT se vai sentir como um peixe na água, capaz de manter o seu ecossistema seguro e atualizado. Uma das grandes mais valias que encontramos também nesta ferramenta foi o facto de possuir uma versão gratuita, totalmente funcional

Uranium Backup

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s