Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

Precisa de uma distribuição Linux que seja mesmo “minúscula”? E que tenha ambiente gráfico? E que ocupe poucos MB após instalação? Parece ser algo impossível, mas existe uma distribuição Linux capaz de cumprir todos estes requisitos.

Chama-se Tiny Core e a versão atual tem apenas 16 MB.

O Tiny Core é uma das distribuições Linux mais pequenas, mas não é por isso que não tem as ferramentas que precisa. Esta distribuição traz consigo as aplicações essenciais para um funcionamento básico do sistema.

Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

O Tiny Core Linux foi desenvolvido para ser executado a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.

O Tiny Core 10 está disponível para sistemas com arquitetura de 32 bits e 64 bits. Esta versão do Tiny Core ocupa apenas 16 MB. Além desta versão está também disponível a versão CorePlus-10.0 que ocupa 106MB e inclui o flwm, JWM, IceWM, Fluxbox, Hackedbox, Openbox. Existe também uma versão do Tiny Core denominada apenas Core que ocupa 13 MB.

Tiny Core: A distribuição Linux que ocupa apenas 16MB

Esta é uma distribuição muito fluída e em certa parte muito completa, tendo em conta o tamanho que ocupa. Se tem por casa um computador muito antigo, experimente instalar o Tiny Core 10 e digam-nos o que acharam.

Tiny Core

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s