Wireshark 1.4.0 – O melhor snifer para redes informáticas

Wireshark 1.4.0 – O melhor snifer para redes informáticas

Criado por Pedro Pinto em 1 de Setembro de 2010 | 6 comentários

Este tema levanta sempre alguma celeuma, principalmente porque alguns utilizadores entendem que é conhecimento a mais nas mãos de quem não o domina, tornando o programa numa ferramenta utilizada para fins menos lícitos. Entendemos que não é a troca de conhecimento que potencia o desenvolvimento, no prato da balança, os aspectos positivos notoriamente sobrepõe os potenciais riscos.

O tema deste artigo é: sniffing. Basicamente o sniffing é “cheirar” algo, no contexto das redes é captar tráfego (pacotes de dados) para posteriormente analisar. Ora bem, este processo é normalmente realizado através de um sniffer que não é nada mais nada menos que um software (também pode ser hardware, mas sempre com software à mistura) capaz de analisar o tráfego que anda na nossa rede.

O processo de captação dos pacotes que andam a navegar na rede é realizado através da ajuda das placas de rede que cada computador possui. Resumindo, eu instalo um snifer numa máquina, ligo-me a uma rede via wireless ou wired (cabo) e basicamente tudo o que passa na rede cai no nosso sniffer.

Para que é que eu preciso de um sniffer?

Para muitos, é uma poderosa ferramenta de trabalho, para outros é aquela ferramenta capaz de apanhar umas passwords na rede (em plain text de preferência), alguns dados confidenciais, decifrar chaves de rede, etc, etc, se esses dados não são encriptados antes de serem enviados pela rede… maravilha… passam em claro na rede, perceptíveis por qualquer utilizador. Quanto ao Wireshark (antigo Ethereal), para mim é simplesmente o melhor sniffer grátis!!! (eu sei que também há o tcpdump :) , mas este não tem GUI ). O Wireshark permite analisar os pacotes recebidos e transmitidos por qualquer interface de rede e organiza-os por protocolo (TCP, UDP, ICMP, etc).

wireshark_1

Permite que sejam aplicados filtros por forma a minimizar os resultados de uma determinada análise de rede. Para que o Wireshark funcione, é necessário ter o WinPcap instalado (normalmente vem no pacote do wireshark) que disponibiliza as bibliotecas necessárias para que as interfaces possam captar os pacotes da rede. O software permite ainda que se guardem todas as nossas “capturas” num ficheiro de texto ou numa extensão reconhecida pelo software.

Aqui deixamos um pequeno vídeo que demonstra algumas funcionalidades do Wireshark

Novidades da versão 1.4.0

  • Resolução do Bug 1275 (Actualização do tempo em funcionamento em background)
  • Melhorias a nível de captura de pacotes (correcção do Bug 1759)

Basicamente o Wireshark, mostra-nos em tempo real, tudo o que anda na rede, a nu.

Divirtam-se… Vejam a Internet a nu.

Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Wireshark 1.4.0 32bits [17,95MB]| 64 bits [19,95MB]
Download [Portable]: Wireshark 1.4.0 [18.87MB]
Download [linux]: Wireshark 1.4.0 [19.53MB]
Download [mac]: Wireshark 1.4.0 [45.33MB]
Homepage: Wireshark

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s