Dica: Recupere as suas passwords através do Bookmarks

Dica: Recupere as suas passwords de forma simples

Criado por Pedro Simões em 20 de Setembro de 2010 | 17 comentários

Uma das perguntas que me fazem de forma recorrente é como recuperar as passwords que estão memorizadas nos browsers. A funcionalidade de memorização que é disponibilizada aos utilizadores é sem dúvida muito útil e permite que não tenham de se preocupar em escrever todos os dias, e várias vezes, os nomes de utilizador e as passwords dos mais variados serviços. Basta carregar no botão de acesso pois os dados estão já previamente preenchidos.

O problema maior é quando pretendem aceder a esses mesmos serviços noutro browser ou noutro PC e já não se recordam por, habitualmente, não os escreverem. É possível aceder a esses dados através das configurações dos browsers, mas nem sempre é óbvio ou fácil esse caminho. Por forma a contornar esse problema vamos apresentar um script de java que permite aceder a esses dados de forma simples e com apenas o acesso a um marcador do vosso browser.

Imaginem a chatice que é quererem aceder ao vosso email (Gmail, Hotmail, Yhaoo Mail, etc) e perceberem que não se lembram da password. O processo de recuperação dessas passwords pode ser chato e nem sempre bem sucedido. No entanto, sabem que no outro PC que habitualmente utilizam essa password está memorizada, mas que vão ter de chatear alguem para vos explicar como aceder e ela pois não sabem como o fazer.

Passam a poder contar com um link que vos vai ajudar sempre que precisem de retirar as passwords que estão já preenchidas nas páginas web. E basta memorizarem um marcador no vosso browser.

Uma vez que é usado javacript e este vai olhar para os campos do form HTML presente na página, podem usá-lo em qualquer browser ou sistema operativo. Não têm de se preocupar com compatibilidade ou com locais de funcionamento.

Esse código, que apresentamos abaixo é extremamente útil e deve ser colocado num marcador. Sempre que o precisarem de usar, basta acederem à página do serviço e verificarem que o campo Password está preenchido. Depois disso basta então chamarem esse favorito.

javascript:(
  function()
  {
    var s,F,j,f,i; s = ""; F = document.forms;
    for(j=0; j<F.length; ++j)
    {
      f = F[j];
      for (i=0; i<f.length; ++i)
      {
        if (f[i].type.toLowerCase() == "password") s += f[i].value + "\n";
       }
    }
    if (s) alert("Passwords nos formulários desta página: \n\n" + s);
    else alert("Não existem passwords nesta página.");
  }
)
();

Sempre que se depararem com uma página com a password já preenchida chamam o marcador, ou copiam o código apresentado para a barra de endereço, e será apresentada uma caixa de diálogo com o texto “Passwords nos formulários desta página:” e a password abaixo. Se existirem vários campos de password nessa página web eles serão apresentados em linhas consecutivas.

Aproveitem e espalhem esta pequena pérola pelos vossos amigos. Mais dia, menos dia vão precisar dela. Ou vão estar na posição de quem vai ter de desenrascar o outro utilizador ou então vão ser vocês o enrascado.

Fica então aqui o link que podem adicionar aos vossos favoritos: Mostrar password’s.

Memorizem-no no vosso browser e utilizem-no sempre que precisarem de se lembrar da password que está atrás dos asteriscos ou dos pontos no campo Password.

Bookmark: Mostrar password’s

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s