SpiceWorks – Gestão de redes

SpiceWorks – Monitorize toda a sua rede informática

Criado por Pedro Pinto em 21 de Setembro de 2010 | 21 comentários

As redes informáticas, ao contrário do que muitos pensam, são “palco” de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e activos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.

Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este tenha também ao seu dispor uma ferramenta de monitorização e alarmistica, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede.
Aproveitando a dica enviada pelo grande amigo e leitor do PPlware, o Beto, apresento-vos o SpiceWorks.

spice_00

O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação open source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direccionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.

Vejam o SpiceWorks em acção

Inventários de rede

O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, routers, swicths, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.

spiceworks_00

Monitorização da rede

É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos activos que a constituem. O Spiceworks permite-lhe, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um anti-vírus está ou não actualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks,  de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.

spiceworks_03 Outra das opções, é a visualização dos eventos ocorridos, através de um gráfico.

spiceworks_01

Software de Help Desk

Um aplicação que permita realizar a gestão dos pedidos de Help Desk é sempre importante no sentido em que nos permite registar problemas, notificar o utilizador do estado do problema reportado (via e-mail, com anexos), entre outras funcionalidades. Podemos criar vários grupos de acção, e assim redireccionar os tickets dos utilizadores, mediante os pedidos.

spiceworks_02

Esta é sem dúvida uma aplicação que os Administradores de rede devem ter em consideração, uma vez que aplicações do mesmo tipo têm por vezes valores exorbitantes. É uma ferramenta bastante interessante, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para se gerir mais comodamente qualquer rede informática.

O SpiceWorks conta actualmente com uma grande comunidade de utilizadores, que partilham as mais diversas informações num fórum de discussão (Aceder aqui).

Aguardamos o vosso feedback.

altLicença: Freeware

altSistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7

altDownload: SpiceWorks [24,27 MB]

altHomepage: Spiceworks

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s