Comprar no Android Market

Compras disponíveis no Android Market: saiba como comprar!

Criado por Hugo Cura em 6 de Outubro de 2010 | 37 comentários

Tal como o Pedro Pinto referiu aqui há uns dias, a possibilidade de comprar aplicações no Android Market estava confirmada e agendada para Portugal, a decorrer num prazo de 2 semanas.

Afinal foi em muito menos tempo que isso e já é possível fazê-lo!

Mas como funciona a compra? Como se paga? E se a aplicação não funcionar ou não for 100% compatível, é possível a devolução?

Não são muitas as aplicações pagas que têm feedback dos utilizadores, o que pode colocar um comprador “de pé atrás” na altura de a adquirir. Por esse motivo, existe a política de devolução de aplicações do Android Market que permite ao utilizador testar e usufruir de livre vontade, durante um período de 24 horas. Caso não goste, basta desinstalar e devolver. O valor será reembolsado.

Como se processa?

O processo inicial é idêntico ao da instalação de uma aplicação gratuita, mas agora a opção é “Comprar”. Fiz uma simples pesquisa pela aplicação que pretendia.

O comprador é depois direccionado para o “Google checkout” onde é escolhido o método de pagamento. O único método é por cartão de crédito. Seria bem mais interessante poder usar o PayPal mas, ao que apurei, o processo encontra-se em negociação.

Assim que o método de pagamento é seleccionado, aparecem os campos para preenchimento da informação relativa ao cartão de crédito. É obrigatório preencher todos os campos, incluindo a informação para facturação.

Note-se que toda a informação do cartão de crédito fica memorizada, facilitando assim o processo numa próxima compra.

Após isso basta aceitar os termos de utilização e confirmar a compra. Daí a momentos chegará um email a confirmar a compra com toda a informação e detalhes.

Depois de todo este processo, o estado da transferência da aplicação que comprei encontra-se, como se pode ver abaixo, em “A autorizar compra…”.

Esperei, esperei, esperei… e nada. Assim se manteve até ao final da escrita deste artigo (que tive de alterar). Não era possível fazer nada àquela transferência, nem cancelar, mesmo que reiniciasse o Android. Contactei o vendedor e não me deu resposta.

Pelo que se pode ler na imagem direita acima, “AymonSoft é responsável pela cobrança e pelo envio da sua encomenda”, portanto, provavelmente a venda teve de ser aceite manualmente pela empresa. Este tipo de problema já anda a ser reportado há mais de um ano e pode ser visto, por exemplo, no fórum do Android Market. Deve ser um tipo de política adoptado por algumas empresas que vendem no Market. Portanto, é de esperar que este problema reincida.

Passadas cerca de 3 horas, a aplicação é finalmente transferida. Como o objectivo é também conhecer e fazer uma devolução (e como a aplicação até é inútil), vai-se seguir o processo de devolução, apenas com um toque, tal como se desinstala uma aplicação!

Daí a momentos chega outro email a informar que a encomenda foi cancelada com sucesso.

Note-se que, tal como está referido na política de devolução de aplicações do Android Market, o prazo de devolução é de 24 horas, ou seja, a cobrança só é feita após esse período. Uma aplicação só pode ser devolvida apenas uma vez, embora possa ser adquirida posteriormente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s