App Inventor

Nos últimos tempos, devido ao destaque que temos dado às aplicações desenvolvidas para Android, tenho recebido alguns e-mails de utilizadores que questionam qual a plataforma de programação que devem usar para começarem a programar para Android.

Pessoalmente tenho experimentado o Eclipse e o desenvolvimento de aplicações para Android é bastante acessível (basta ter alguns conhecimentos de Java e XML). Para quem não gostar do Eclipse, pode sempre optar pelo Netbeans.

No entanto, tal como anunciamos em Julho, a Google tem trabalhado arduamente no Google App Inventor, uma plataforma bastante simples para desenvolvimento de aplicações para Android. Actualmente essa plataforma de programação está disponível para todos os utilizadores que possuam uma conta no gmail.

android_00

A ferramenta Google App Inventor foi criada pela Google com o objectivo de ser simples e de dar a possibilidade a qualquer utilizador (mesmo sem conhecimentos de programação) de criar aplicações para o Android.

Como escrever aplicações para Android com o App Inventor?

O App Inventor baseia-se no drag and drog de blocos de código, que são representados através de imagens gráficas e que correspondem a funcionalidades do smartphone.

A programação das aplicações é bastante intuitiva, pois basta ao utilizadores ir juntando objectos , como se de um jogo de lego se tratasse. Actualmente existem já algumas aplicações modelo (ver aqui), que podemos analisar e tirar algumas ideias para a nossa aplicação.

Para mais fácil perceber o conceito, aconselhamos a que assistam ao vídeo seguinte:

Segundo Karen Parker (App Inventor Program Manager da Google), o motivo da disponibilização da plataforma Google App Inventor a todos os utilizadores com conta no gmail, deve-se ao enorme sucesso do sistema operativo Android. Karen Parker incentiva também todos os utilizadores que se iniciem no mundo da programação para dispositivos móveis, mais concretamente para Android, que permitem informação e boas práticas no fórum de discussão da plataforma.

O App Inventor é sem dúvida uma excelente, simples mas poderosa ferramenta que vem mudar a filosofia de programação de aplicações para dispositivos móveis, mais concretamente dispositivos com o sistema operativo Android. Do pouco que ainda experimentei, deu para perceber que a filosofia não foge da programação orientada a objectos e acredito que com breves noções um utilizador consegue desenvolver uma simples aplicação.

Nota final: Já que o Google App Inventor está agora disponível para todos os utilizadores, vamos tentar trazer até vós alguns tutoriais de como ensinar a programar aplicações para Android. O que acham da ideia?

Artigos relacionados

Homepage: App Inventor
Homepage: Forum de discussão – App Inventor for Android

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s