Como ter Internet gratuita da ZON em qualquer lado

Como ter Internet Gratuita da Zon… em qualquer lado

Criado por Vítor M. em 26 de Dezembro de 2010 | 86 comentários

Hoje em dia, dado o número de fornecedores de serviço de Internet, temos de estar atentos aos tarifários que nos são propostos e cobrados. É nossa obrigação zelar pela melhor solução proposta pelos operadores e devemos estar atentos às supostas “ofertas” que nos fazem!

Assim, não devemos deixar de consultar os tarifários dos serviços de Internet, comunicações móveis, comunicações fixas e de televisão que existem no mercado, nos vários fornecedores…. foi o que fui fazer há dias!

Comecei por ver no site do meu fornecedor de Internet/Televisão que o meu pack estava desajustado… e apenas tinham passado 6 ou 7 meses da última vez que o reajustei! Então liguei para o número de apoio ao cliente e… “Boa tarde, eu quero renegociar o meu serviço de Internet e televisão!”

A minha ideia era redefinir prioridades no fornecimento desses serviços e remover tudo o que fosse desperdício. 200 canais! Telefone Fixo? Para quê?

Do lado do operador a resposta foi sendo composta à medida que eu ia aceitando e rejeitando ofertas, estes serviços hoje são “mais flexíveis” porque a concorrência aperta, então temos de “regatear”.

Então lá consegui um compromisso (mais ou menos satisfatório) em relação ao preço. Passei a ter menos canais, o que não é problema algum (de 200 via no limite 1 de cada vez e dentro de uma escolha de 5), com isso diminuí ao preço do serviço de TV.

Zon@Fon

Queixei-me que Internet era essencial e nem sempre tenho a qualidade pelo qual eles cobram o serviço e foi-me aumentada de 20 para 30 megas (Fibra segundo eles). O operador do outro lado, ao ver que não estava muito satisfeito (ainda) ofereceu a troca do modem que lá tinha pelo novo Router Zon Hub.

Primeira etapa cumprida, consegui baixar a mensalidade em 11 euros, consegui ter um serviço de internet melhor (supostamente) e recebi um Router que me possibilitou alargar o número de periféricos ligados à rede wireles (discos externos, impressoras, etc.).

Mas o mais interessante foi a possibilidade de activar o serviço Zon@Fon.

O que é a Zon@Fon?

A Zon@Fon é uma rede de hotspots WiFi construída para utilizadores que a partir do seu acesso Zon Net transformam a sua ligação num hotspot WiFi. Esta ligação permite-nos navegar gratuitamente sempre que estejamos fora de casa e que tenhamos acessíveis mais de 1,5 milhões de hotspots espalhados por todo o mundo e, mais concretamente em Portugal, que tenhamos disponíveis mais de 100 mil, desses hotspots WiFi.

Em 2008 o Peopleware dava a conhecer a parceria feita pela Zon com a comunidade Fonera.

Como posso ter acesso?

Este serviço baseia-se na premissa “partilha a tua ligação e navega na ligação partilhada por outros”. A forma é simples, partilhamos o nosso router Zon HUb, sem perdermos qualidade no nosso fornecimento, apenas temos de “alimentar” com energia o router e este fornece à conta da Zon o sinal para fora da nossa rede privada. Ao registarmos o nosso Zon Hub no serviço Zon@Fon, passamos a estar disponíveis para quem quiser usar e passamos a poder usar o que os outros, a tal comunidades de mais de 1,5 milhões de utilizadores, também partilha.

Registe-se aqui.

É seguro?

Completamente. O canal Zon@Fon é separado do canal que está a fornecer sinal wireless em nossas casas e apenas podem ter acesso ao sinal Zon@Fon que estiver registado neste serviço ou quem queira “pagar” para usufruir desse serviço. A Zon “vende” sinal através dos nossos routers e “reparte” com o “dono” daquele router hotspot metade da verba cobrada a quem usufruiu dos minutos de Internet Wireless (clientes que não têm serviço Zon@Fon e não pertençam à comunidade).

É útil partilhar?

Bastante. No meu caso é importante partilhar e fazer parte da comunidade Fon. Ao nível internacional não precisei ainda deste serviço, mas “cá dentro” faz-me imensa falta ter sinal wireless quando estou fora de casa e preciso de ligar o Portátil, o iPad ou o iPhone e em vez de gastar dados 3G (pagos do meu bolso) usufruo de um serviço que está pago à partida e que me permite navegar com mais qualidade. Ter net em qualquer lado e “gratuita” é simplesmente fantástico.

E onde estão esses hotspots?

Existe um mapa que nos informa onde estão localizados esses hotspots Zon@Fon. Costumo verificar, antes de ir para algum lado, se existe naquela zona um desses hotspots. Podem ver neste mapa o que existe e onde estão.

Esse mapa serve também para consultarmos algumas informações quanto ao fornecedor desse hotspot. Principalmente as casas comerciais fazem questão de se identificarem e isso pode ser um ponto a seu favor. Já tenho esse cuidado, em alguns locais já escolho restaurantes ou hotéis onde sei que tenho Internet gratuita, isto porque Internet para mim é muito importante.

Existem informações relevantes – na página do serviço – em relação a esta comunidade e tecnologia envolvida. Já existem os chamados Bairos Zon@Fon que tem o “patrocínio” da Zon num bairro, com o intuito de propagar internet gratuitamente de forma a aumentar a produtividade comercial nesse mesmo bairro.

É um conceito interessante e que, para os clientes Zon, pode ser um factor importante, pelo preço que se paga. Analisem e vejam se podem usufruir desse serviço, pressionem a Zon para vos actualizar a custo zero o equipamento que têm em casa. Não facilitem!

Artigos relacionados:

Homepage: ZonFone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s