Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Introdução

Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Introdução

Criado por Vítor M. em 24 de Janeiro de 2011 | 13 comentários

Por Helder Ferreira para o PPLWARE.COM
Como Developer por profissão, mais orientado às plataformas de desenvolvimento Microsoft nomeadamente ASP.Net, Silverlight e mais recentemente em Windows Phone 7, tracei o objectivo de dinamizar uma nova secção sobre “desenvolvimento para Windows Phone 7″. Vamos debruçar na configuração do sistema para dar início a esse desenvolvimento e criação de aplicações para o mesmo.

Visão Geral

Muitos consideram o Windows Phone 7 como sendo o sucessor do Windows Mobile 6.5, e mesmo que o seja em termos de ciclo de vida do produto, são fundamentalmente completamente distintos do ponto de vista operativo.

No “velhinho” Windows Mobile tínhamos a vantagem do sistema ser extremamente personalizável mas em muitos casos isso criava instabilidade obrigando-nos muitas vezes ao conhecido “soft reset”.

No extremo oposto temos agora o Windows Phone 7, um sistema WYSIWYG “what you see is what you get”, que por si torna o sistema menos flexível mas ganha em termos de estabilidade e velocidade desde o momento que ligamos o dispositivo e mesmo após várias horas de uso intensivo do mesmo. Esta questão é um ponto de viragem com o passado, o facto de aplicação após aplicação o sistema mantém a velocidade sempre a um nível espantoso.

É claro que muitos podem afirmar que o sistema está limitado a uma resolução, a um interface, a um teclado, e a requisitos de hardware estabelecidos pela empresa de Seattle, mas ao fazer isto a Microsoft acaba por controlar a experiência do utilizador e manter um nível de utilização uniforme e controlado.

As ferramentas de desenvolvimento

Neste ponto a Microsoft investiu bastante na criação de um ambiente integrado para o desenvolvimento de aplicações para o novo sistema, para além de serem ferramentas que a maior parte dos programadores. Net já estarem perfeitamente ambientados.

Existe mesmo um pack, gratuito, que instala todas as ferramentas necessárias para o início do desenvolvimento, “The Windows Phone Developer Tools” inclui o seguinte:

  • Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
  • Windows Phone Emulator Resources
  • Silverlight 4 Tools For Visual Studio
  • XNA Game Studio 4.0
  • Microsoft Expression Blend for Windows Phone

Estas ferramentas permitem desde a criação, codificação, testes e até um tratamento do aspecto gráfico da aplicação com o “Expresion Blend”. Estão disponíveis em inglês, francês, Italiano, alemão, e espanhol, infelizmente neste momento ainda não estão disponíveis em português.

Todos os links para o download destas ferramentas encontram-se no final do artigo.

Tecnologia de programação

A plataforma de programação permite a utilização de duas plataformas para o desenvolvimento de aplicações:

  • Silverlight – Ideal para a criação de Rich Internet Applications, ideal para a criação de aplicações mais rapidamente, com controlos disponibilizados pela framework que assegura a integração com o sistema a nível visual.
    Suporta a criação de aplicações em C# ou VB.
  • XNA Framework – mais vocacionada para a criação de jogos para a plataforma gaming da Microsoft.

É de notar que esta nova plataforma não é compatível com a plataforma Windows mobile 6.x, ou seja, quem já tinha desenvolvido aplicações para a versão anterior tem que efectuar a migração.

Este ponto é controverso, pois quem já tinha investido na criação de aplicações para a plataforma móvel Windows, tem agora que disponibilizar mais tempo para as adaptar a estas novas plataformas.

Conclusão

A Microsoft renova assim a sua proposta a nível móvel, introduzindo conceitos completamente novos em comparação com a entrega anterior, mudando até completamente, o rumo seguido até agora.

A utilização de ferramentas de desenvolvimento já muito conhecidas na criação de aplicações para a plataforma Windows faz com que a curva de aprendizagem seja bastante pequena, permitindo o foco na idealização e maturação das aplicações. A utilização nas aplicações dos novos conceitos disponibilizados pelos equipamentos mais recentes, geolocalização por exemplo, é efectuada de uma forma muito mais simplificada relativamente à proposta anterior.

Nos próximos artigos irei aprofundar alguns destes conceitos falados anteriormente, e após uma breve apresentação das ferramentas de desenvolvimento, vamos colocar as “mãos na massa” e começar a desenvolver aplicações para esta nova plataforma.

Não hesitem a enviar sugestões e as vossas opiniões.

Links

Ferramentas de programação: App Hub Tools
Página do portal de desenvolvimento: App Hub

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s