Android Walkie-Talkie

Transforme o seu Android e iPhone num Walkie-Talkie

Criado por Vítor M. em 29 de Janeiro de 2011 | 59 comentários

Há uns largos anos atrás, quando frequentava os escuteiros, os Walkie-Talkies eram gadgets de extrema utilidade para estabelecer comunicação nos acampamentos e nas actividades de exterior. Depois veio o hype dos ‘bips’ que permitiam trocar mensagens entre equipamentos, até que se deu o “boom” dos telemóveis .

Mas os Walkie-Talkie continuam a ser uma prática e barata solução de comunicação entre pessoas distantes. Não é comum por cá estas duas tecnologias coabitarem no mesmo equipamento, mas existem alguns países onde um telemóvel tem também a opção walkie-talkie.

Foi então que me lembrei de pesquisar para verificar se existia alguma aplicação para iPhone ou Android que transformasse o smartphone um Walkie-Talkie. Afinal, parece que existe algo muito interessante, oHeyTell.

HeyTell Voice Messenger é uma aplicação multi-plataforma que permite estabelecer uma conversa em modo instantâneo com amigos e familiares. É simples e rápida de utilizar pois evita qualquer registo ou conta, assim, basta instalar, escolher o contacto e clicar no botão para começar a falar!

O serviço baseia-se na identificação de ambos os lados deste “circuito”, dando a conhecer quem dos nossos contactos já instalou a aplicação.

Para “ajudar” a propagar este serviço, podemos escolher a pessoa que gostaríamos de conversar e, caso ela nao tenha instalada esta aplicação, enviaremos uma mensagem por SMS e/ou por email. Nessa mensagem está o link para descarregarem e instalarem o HeyTell.

Depois de instalada, esta ferramenta permite enviar e receber mensagens de voz, imitando assim a comunicação unidireccional dos walkies-talkies.

Premimos o botão, falamos e largamos o botão. De imediato a mensagem de voz será enviada ao outro extremo da conversa e será reproduzida. Deste modo podem ser trocadas mensagens de som entre smartphones a custo zero!

Assim podemos enviar…

  • Mensagens de voz mais rápidas de produzir do que um SMS e gratuitamente!
  • Dados em pacotes muito pequenos, como se estivéssemos a enviar mail
  • Mensagens que podem ser enviadas via 3G, EDGE ou Wi-Fi
  • Som com qualidade áudio superior: cada pacote de som entregue a 16 kHz, tem duas vezes mais qualidade do que uma chamada de telemóvel
  • Uma mensagem de resposta quando somos alertados por notificações Push (os alertas deverão estar activos para receber em tempo real a notificação que alguém o está a contactar).

Conforme podemos ver no primeiro screen da aplicação, acima, esta permite que o estado de acessibilidade seja personalizado, conforme a preferência de cada pessoa. Isto evita que sejamos importunados por alguém que não queremos contactar ou que em determinados locais alguém nos interrompa.

A aplicação permite alguns outros pormenores “de classe”. Podemos criar uma lista de pessoas que usualmente contactamos por este meio, são os Favoritos.

Quando utilizamos este serviço, as mensagens enviadas e recebidas são guardadas no smartphone, constituindo um “histórico” de conversação. Essa funcionalidade é muito interessantes pois assemelha-se ao histórico de conversas tidas nos IM’s e que podem ser enviadas ou partilhadas vias email ou Facebook! Como medida de segurança e de privacidade, apenas podem ser exportadas as falas que o próprio utilizador faz. As falas dos seus contactos não podem ser exportadas.

Além destas funcionalidades, podemos “mostrar” ao nosso contacto onde estamos e qual é a nossa posição geográfica actual. Este recurso é muito comum mas também pode ser interessante para geo-referenciar alguma mensagem nossa importante e que seja guardada no tempo. Esta função pode ser desligada para omitir a nossa localização, se for este o nosso desejo.

As mensagens enviadas e recebidas são encriptadas no trânsito das mesmas, recorrendo a um serviço de encriptação da empresa que promove esta ferramenta. Podemos posteriormente apagá-las.

Em resumo…

Esta aplicação tem apenas um senão: o consumo de energia. Não é nada de extravagante mas a aplicação está sempre “à espera”, estando em segundo plano a consumir. No iPhone não foi nada de extraordinário, no entanto no Android notou-se esse consumo.

Se tivermos em conta que podemos gravar a mensagem e enviar, e que podemos por voz ser muito mais rápidos do que por texto… tudo de forma gratuita… (não sendo nada de especial usando sobre 3G), então poderá ser a melhor forma de comunicar offline. Use e deixe a sua opinião!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS/Android
Download [ios]: HeyTell 2.1.2 [2.5 MB]


Download [android – .apk]: HeyTell 1.0.16.149 [1.06 MB]
Homepage: HeyTell

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s