Criar uma Web App no Chrome

Criar uma Web App no Chrome

Criado por Pedro Simões em 14 de Fevereiro de 2011 | 7 comentários

A guerra dos browsers anda ao rubro. Saem periodicamente novas versões de cada um deles e a cada um desses lançamentos são apresentadas novas funcionalidades. A maioria dessas novidades tenta ser original e dar aos utilizadores uma nova experiência e funcionalidades.

Uma das últimas que o Chrome trouxe para os seus utilizadores foram as WebApps. Hoje vamos dar-vos a conhecer uma forma simples de criarem uma WebApp que mais não é do que um link para o vosso site favorito, o Pplware.

As WebApps são basicamente acessos directos a determinados serviços que estão alojados na Internet. Podem no entanto estar alojadas no vosso PC, tendo para isso a necessidade de serem descarregados ficheiros adicionais. O Chrome já tinha disponível extensões, que não diferem muito do conceito aplicado às WebApps, mas a maior diferença é que as WebApps correm directamente num separador e as extensões têm janelas próprias que são apresentadas da interface do Chrome.

O que nos propomos a apresentar hoje é a criação de uma WebApp que vos colocará um link e um ícone na zona de WebApps da vossa página de novo separador. Alguns de vós vão com certeza argumentar que é muito mais simples a criação de um atalho, mas o que pretendemos é mostrar e explicar a forma simples com que se podem criar WebApps e dar-vos um pequeno empurrão para que comecem a desenvolver as vossas extensões ou WebApps.

Uma WebApp é composta por dois simples ficheiros. Uma imagem no formato PNG e que deve ter 128×128 pixeis e um ficheiro em Jason, de nome manifest (manifest.json). A imagem pode ser escolhida por vós e deve respeitar as dimensões indicadas (128 pixeis por128 pixeis). Se pretenderem podem esta, usar a que foi criada para a WebApp do Pplware.

O conteúdo do ficheiro manifest.json é o que está apresentado abaixo e pode ser obtido aqui:

{
"name": "Pplware",
"description": "Peopleware - Tudo sobre tecnologia, software, informatica,
tutoriais, truques, dicas, windows, mac, linux e internet em portugues",
"version": "1.0",
"icons": {
"128": "ppl.png"
},
"app": {
"urls": [
"http://pplware.sapo.pt/"
],
"launch": {
"web_url": "http://pplware.sapo.pt/"
}
},
"permissions": [
"unlimitedStorage",
"notifications"
]
}

Caso pretendam criar a vossa WebApp devem alterar os seguintes campos:

  • name – Nome que pretendem que a WebApp tenha
  • description – Descrição da WebApp
  • urls – Endereço a que se refere a WebApp
  • launch – Endereço a ser aberto no separador

Coloquem os dois ficheiros numa pasta à vossa escolha e que tenham criado para o efeito. No nosso caso criamos a pasta Pplware e colocámos lá dentro os dois ficheiros (manifest.json e ppl.png).

Agora devem abrir o Chrome para que possamos carregar essa nova WebApp para o vosso browser preferido. Acedam ao menu de ferramentas e escolham as opções Ferramentas e depois Extensões.

No novo separador que se abrir, o separador extensões, devem carregar no botão Carregar extensão não compilada. Será aberta uma janela para que possam indicar a directoria onde têm a vossa WebApp criada. Naveguem até ao local onde deixaram os ficheiros e carreguem no botão OK.

Depois deste passo devem ver no separador Extensões a nova WebApp instalada.

Para testarem se a nova WebApp está carregada e funcional devem apenas abrir um novo separador e depois ai dentro navegarem para a WebApp que criaram e instalaram. No nosso caso é apenas um link para o Pplware.

Podem inclusive criar novas versões que o Chrome avisa-vos das alterações e da actualização efectuada.

Relembramos que este é apenas um exemplo do que pode ser criado. Naturalmente que as WebApps estão desenhadas para aplicações bem mais complexas e que não se devem limitar a ser apenas um link para o vosso site preferido, mas como indicámos no início, este exemplo pode ser apenas a forma de vos iniciar na criação de extensões ou de WebApps. A vossa imaginação é o limite.

Aproveitámos o trabalho que desenvolvemos e publicámos esta WebApp no Chrome Web Store. Podem encontrá-la aqui. Se já tiverem desenvolvido alguma extensão ou WebApp indiquem-nos para que possamos apreciar  vosso trabalho.

Download: Pplware Web App
Homepage: Pplware Web App

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s