5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos

A Virtualização é uma das mais importantes tecnologias dos últimos anos. Através desta tecnologia é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros da máquina nativa.

Conheça 5 interessantes plataformas gratuitas para virtualizar Sistemas Operativos.

#1 – VirtualBox

O VirtualBox é uma das plataformas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.

É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de clonar máquinas virtuais.

5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos


#2 – Proxmox

O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers lxc, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.

5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos


#3 – XCP-ng

Baseado no XenServer, o XCP-ng é o resultado de uma cooperação entre uma comunidade de utilizadores e empresas, para conceber uma plataforma de virtualização sem limites e sem qualquer tipo de restrições.

O XCP-ng é caracterizado por ser uma plataforma totalmente open source e por oferecer um conjunto de funcionalidades que foram retiradas da versão gratuita do popular hypervisor XenServer.

5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos


#4 – oVirt

oVirt (Open Virtualization Manager) é uma poderosa plataforma open-source (projeto que foi iniciado pela Red Hat), direcionada para a virtualização distribuída. Esta plataforma tem como base o poderoso hypervisor KVM e outras plataformas, como, por exemplo, Gluster ou Ansible.

5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos


#5 – Hyper-V

O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que atualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.

5 plataformas top gratuitas para virtualização de Sistemas Operativos


E são estas as nossas 5 sugestões para plataformas de virtualização gratuitas. Para ambientes mais empresariais a nossa sugestão vai para o Proxmox. Para ambientes domésticos sugerimos o VirtualBox.

No segmento das soluções pagas existem outros produtos interessantes como, por exemplo, o VMWare, Citrix, Parallels, entre outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s