Sendo Gmail to Dropbox

Send to Dropbox – Os seus anexos do mail para o Dropbox

Criado por Vítor M. em 13 de Outubro de 2010 | Sem comentários

Ontem estive no Webday da Microsoft, no Porto, e um dos assuntos que mais se falou foi Cloud Computing. Um inevitável futuro que nos espera, em termos de serviços e aplicações, um canário onde a nuvem será o berço de quase tudo o que fazemos na web e de tudo o que produzimos usando as tecnologias de informação.

Hoje, essa verdade já existe em muitos dos serviços que utilizamos, dou como exemplo o Gmail (entre outros serviços) e o Dropbox. Vamos então combinar estes dois?

Para mim este serviço veio ajudar imenso, numa conta de mail onde, por norma, o que interessa nos mails recebidos, é o anexo.

Send to Dropbox é um fantástico serviço que vai à conta de email, separa o anexo do restante e envia para a nossa conta do Dropbox, para a pasta Attachments, os anexos dos mails bem como o mail em formato TXT ou HTML.

Logo para começar o serviço pede o acesso à nossa conta do Dropbox, para ter acesso ao serviço (criar uma pasta e descarregar as mensagens:

Como funciona o Send to Dropbox?

1 – É criado um endereço e associado ao serviço e será esse o endereço de mail que deveremos usar para as mensagens de mail caírem na nossa conta do Dropbox

2 – Podemos personalizar esse endereço

3 – Método para organizar na pasta, as mensagens recebidas (os itens, Date, Subject e From address, podem ser deslocados).

4 – Nome como deverá ser guardado o Anexo

5 – Nesta secção poderemos definir se o anexo, caso venha zipado, deva ser descomprimido mas ficando ou não o ficheiro comprimido original. Se junto ao anexo deverá vir a mensagem de mail e em que formato

Como inserir o serviço na nossa conta de Mail?

Para que sejam direccionados todos os mails, criei no Gmail um filtro. Mas para o filtro resultar, fui às definições e criei um Encaminhamento. Para esse encaminhamento ser validado pelo Gmail, tive de colocar um código que foi enviado para o endereço Send to Dropbox que anteriormente havia criado.

Recebi então a mensagem de mail em formato TXT, com o devido código que validou o endereço para posterior Encaminhamento.

Agora sim o Filtro poderia ser feito…

A partir daquele momento, passaria a receber no Dropbox – criado para o efeito – todos os mails e os anexos já descompactados.

Serviços similares:

Para explicar usei o Send to Dropbox mas os restantes também podem fazer este “truque”. Espero que ajude e é mais uma prova de que o mundo Cloud está a unir esforços e a criar soluções integradas que, num futuro próximo, serão recursos valiosíssimos.

Homepage: Send to Dropbox

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s