Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

Criado por Pedro Pinto em 29 de Maio de 2011 | 34 comentários

Como é comum ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

Hoje não vamos deixar uma dica, nem duas…mas sim quatro dicas!

word_000

Dica nº1 – Mostrar e ocultar marcas de formatação

No último artigo (ver aqui), ensinamos a criar secções num documento. No entanto, alguns utilizadores perguntaram-nos como ver essas “marcas de formatação” ao longo do texto.

Para tal basta irem ao separador superior e escolher Home (Base) e em seguida seleccionar o botão Show/Hide. Como podem ver pela imagem seguinte, a partir desse momento todas as marcas de formatação escondida, aparece no texto. Para desligar, basta carregar novamente no botão.

word_00

Dica nº2 – Subscript e SuperScript

Recentemente questionaram-me como colocar texto pequeno acima e abaixo da linha (base) de texto. Essa opção está disponível através do separador Home (Base) e escolhendo o botão Subscript ou SuperScript como mostra a figura seguinte.

word_01

Dica nº3 – Format Painter (Pincel)

Quando elaboramos um documento no Microsoft Word, é comum formatarmos por várias vezes o texto. Imagine por exemplo que numa determinada parte do texto decidiu definir o tamanho 11, cor azul, tipo de letras Verdana e itálico.  Depois de mais algumas linhas, precisa da mesma formatação. Como aplicar a mesma formatação de forma rápida e simples? O Microsoft Word disponibiliza o Format Painter que permite copiar a formatação de uma parte do texto e aplicar a outra. Para isso basta seleccionar a formatação de origem, carregar no botão Format Painter e depois passar o “pincel” no texto de destino para aplicar a formatação.

word_03

Dica nº4 – Guardar formatação (criar estilo)

A semana passada recebi um e-mail de um leitor a questionar se era possível criar uma determinada formatação, uma vez que tinha de a utilizar por várias vezes no documento.

Considerando o exemplo anterior, podemos guardar a nossa formatação acedendo através do separador Home (Base) à parte dos estilos. Depois de seleccionada a formatação que pretendemos guardar, na parte dos estilos devemos escolher a opção “Save Selection as a New Quick Style

word_04Em seguida atribuímos um nome à nossa nova formatação.

word_05

De seguida, se pretendemos aplicar o novo estilo, basta seleccionar o texto e escolher o novo estilo criado.

word_06

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s