Dica: Como adicionar uma mensagem personalizada ao arranque do Windows 10

O Windows 10 tem muitos segredos e configurações não conhecidas, que melhoram e alteram o comportamento deste sistema. São alterações que podem ser feitas e que ajudam os utilizadores, de uma forma bem positiva.

Hoje vamos mostrar como podem configurar o Windows 10, para que possam apresentar uma mensagem no arranque. Esta será personalizada e bem ao gosto do utilizador. Simples, rápida e muito útil, é assim que descrevemos esta dica.

O Windows 10 não tem forma direta de permitir aos utilizadores de personalizarem grande parte das suas áreas. Estas existem, mas requerem alguma ginástica para ser acedida e ainda mais para serem usadas.

Das muitas possibilidades, uma muito interessante é poder apresentar uma mensagem antes do desbloqueio do Windows. Esta permite dar informações adicionais a qualquer utilizador ou, certamente, ser usada caso percam a máquina.

Criar uma mensagem personalizada no arranque do Windows 10

O passo inicial é o acesso ao editor de registo do Windows 10 (regedit). Vai ser necessário alterar duas chaves de uma área, a onde devem aceder: HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > Current Version > Policies > System.

Windows 10 mensagem arranque personalizada Microsoft

Ai dentro vão encontrar as chaves “legalnoticecaption” e “legalnoticetext“. Ambas devem ser preenchidas e vão ser mostradas na mensagem do arranque do Windows 10.

A primeira, “legalnoticecaption“, é referente ao título da mensagem. A segunda, “legalnoticetext“, corresponde ao texto da mensagem que vai ser mostrada.

Windows 10 mensagem arranque personalizada Microsoft

Após preencherem estes dois campos, devem terminar o processo fechando a janela do regedit. Não é necessário gravar as entradas ou sequer reiniciar o PC. Vai ficar de imediato aplicado e disponível.

Claro que, para verem o resultado da nova mudança que fizeram, só têm de reiniciar o Windows 10. Assim, após o arranque do sistema, e antes da zona de autenticação, a nova mensagem vai estar presente.

Windows 10 mensagem arranque personalizada Microsoft

Como vão poder ver, o título e o texto que definiram antes vai estar presente. Para ultrapassarem esta zona só precisam de carregar no botão OK. Claro que a remoção da mensagem requer apenas que eliminem o conteúdo dos campos “legalnoticecaption” e “legalnoticetext“.

Esta é mais uma prova de que a Microsoft tem no Windows 10 as ferramentas necessárias para que o utilizador personalize este sistema da forma que queira, com muitas mais opções que as visíveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s